São Luís - A cultura maranhense será a grande atração da abertura da 21ª BNTM (Brazil National Tourism Mart), nesta quarta-feira (9), às 20 horas, no Centro de Produção e Comercialização Artesanal do Maranhão (Ceprama). A expectativa é de um espetáculo diferente de tudo o que já foi mostrado nas festas de abertura de outras edições do evento.
Participam da abertura oficial da Feira de Negócios a governadora do Maranhão, Roseana Sarney; o ministro do Turismo, Gastão Vieira; o secretário de Estado de Turismo, Jura Filho; a presidente da Comissão de Turismo Integrada, CTI Nordeste, Danielle Novis; o diretor de Mercados Internacionais da Embratur, Marcelo Pedroso; além de secretários de Turismo da Região Nordeste, operadores de turismo nacional e internacional, entidades ligadas ao setor e jornalistas especializados.
A rica história do Maranhão, permeada de lendas, danças, sotaques do bumba-meu-boi, tambor de crioula e outros ritmos da cultura maranhense serão alguns dos temas do show da trupe da Companhia Barrica que, aliada à culinária e o artesanato estampado nas mesas e decoração de todo o espaço, darão o tom da abertura da BNTM.
Serão cerca de 1.500 metros quadrados climatizados com carpete e piso elevado totalmente planejado para receber os convidados. De acordo com o secretário de Turismo, Jura Filho, aproximadamente 200 pessoas entre montadores, decoradores, recepcionistas e equipe técnica da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), trabalharam intensamente para deixar tudo pronto para a abertura. “São muitos detalhes e etapas para a conclusão da estrutura. Estamos cuidando com muito carinho para apresentar o melhor do Maranhão durante todos os dias do evento e já na abertura queremos mostrar a riqueza de nossa cultura, culinária e artesanato aos visitantes”, explicou.
O espetáculo mundialmente conhecido promete mostrar no palco por meio dos integrantes da Companhia Barrica e Bicho Terra as riquezas de duas das grandes festas tradicionais comemoradas de maneira única no Maranhão, o Carnaval e o São João.
BNTM
A Brazil National Tourism Mart (BNTM) é promovida pela Fundação Comissão de Turismo Integrado do Nordeste - CTI/Nordeste. O objetivo é vender o produto turístico nordestino nos mercados nacional e internacional.
O evento reúne cerca de 450 buyers (operadores), supliers (fornecedores) e jornalistas. Conta com apoio e patrocínio do Ministério do Turismo/Embratur, Governo do Maranhão, além da Infraero, Sebrae e das companhias aéreas TAP, TAM. (Keith Almeida)
Comentários