Solenidade de lançamento de editais em 2013

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) apresenta, nesta quinta-feira (13), os editais de fomento à pesquisa para 2014. Com a iniciativa, o Governo do Estado propicia condições para a realização de projetos de pesquisa, intermediando a transformação do conhecimento científico em instrumento capaz de contribuir para a redução das assimetrias sociais.
O lançamento, às 17 horas, será no auditório da nova sede da Fapema, no Jardim Renascença, que será inaugurada na mesma data. Os dois eventos serão presididos por Rosane Nassar Meireles Guerra, presidente da instituição. O secretário de Ciência e Tecnologia, José Ferreira Costa também participa do evento, que vai reunir ainda secretários de estado, pesquisadores, reitores, e diretores de escola, entre outros.
Os editais estão divididos entre bolsas, auxílios, convênios federais, programas de divulgação científica, apoio à inovação nas empresas e projetos estratégicos para o Maranhão. “Temos editais que foram lançados em 2013 e serão relançados este ano, e outros, inéditos, como o de apoio a obras literárias e um edital de extensão voltado à qualificação de alunos que estão na graduação, para que eles possam desenvolver projetos junto aos órgãos do governo”, conta Rosane Guerra.
Esse edital visa auxiliar alunos egressos de escolas públicas para que tenham condições de se manter na universidade. A presidente da Fapema explicou que os editais são lançados a partir das demandas das comunidades técnico-científicas, não mais só acadêmico-científicas, na medida em que é importante estimular a inovação em todos os setores.
“Também queremos ampliar a inserção de alunos e pesquisadores no setor comercial e industrial, para que os investimentos em ciência e tecnologia possam trazer resultados financeiros para o desenvolvimento do Estado”, observou Rosane Guerra. A presidente lembrou que o lançamento de pacotes de editais foi uma inovação instituída pela Fapema que vem sendo replicada por instituições de fomento de outros estados. O primeiro lançamento foi em 2009, quando foram apresentados dez editais. Para este ano está previsto o lançamento de 46 editais.
Com maiores recursos estão o edital Apoio a Projetos de Pesquisa Básica e Aplicada em todas as áreas do conhecimento - Universal que vai contar com R$ 3 milhões e o Programa de Apoio a Inovação em Microempresa e Empresas de Pequeno Porte - Tecnova com recursos de R$ 4 milhões.
Entre os editais inéditos estão o Rede de Pesquisa Piracema e o Mais Música. O primeiro objetiva financiar a Rede de Pesquisa Piracema, cujos trabalhos serão utilizados no melhor conhecimento sobre o período de defeso dos rios maranhenses. Em outra vertente, o Programa Maranhão Mais Música vai estimular a criação de bandas e fanfarras e o aprimoramento, no âmbito musical, de estudantes de escolas públicas do estado.
Na lista das chamadas públicas para este ano está também o edital Apoio a Cooperação Internacional, que prevê a formação de recursos humanos, por meio do intercâmbio de alunos e pesquisadores maranhenses, com grupos ou instituições de ensino de pesquisa de outros países. Este edital está aberto na página da fundação - www.fapema.br - até o dia 27 de fevereiro.

Avanços
Os avanços na área de ciência e tecnologia, segundo Rosane Guerra, ocorrem em respeito ao que preconiza a legislação quanto aos valores destinados à fundação. “A governadora Roseana Sarney tem respeitado esses recursos e ao longo desses anos, desde 2009, têm sido pagos religiosamente e sempre são crescentes”, disse.
Como resultado, o que se tem visto hoje no Estado, é a ampliação do número de bolsas e fomento concedidos pela fundação e o crescimento quantitativo e qualitativo de programas de pós-graduação nas instituições de ensino superior do Maranhão, como a Uema e Ufma.
“Em 2009, a Uema tinha três programas de pós-graduação; hoje, são oito. Na Ufma eram 19 e, hoje, são 29 programas. Nesse mesmo período ocorreu, também, a interiorização da pós-graduação para os municípios de Caxias, Chapadinha e Imperatriz”, destacou a presidente.

Nova sede
A nova sede da Fapema está localizada na Rua Perdizes, nº 5, quadra 35, Jardim Renascença. Além de 18 salas, duas salas de reunião, duas recepções, três arquivos e estacionamento para servidores e visitantes; o espaço abriga ainda uma biblioteca, onde está exposto o acervo de obras publicadas com o apoio da Fapema, disponíveis para consulta local, e um auditório com capacidade para cerca de 80 pessoas.