Grupo de estudantes paulistas visita o Palácio dos Leões, acompanhado por guia

São Luís - Dentro do segmento do turismo pedagógico, um grupo formado por 25 estudantes paulistas visitou o Palácio dos Leões, nessa sexta-feira (1º). Os estudantes foram recepcionados pela gestora de Programas Especiais do Governo, Laura Amélia Damous.
“Essa viagem é de estudos, então eles têm um farto material para trabalhar na sala de aula, pois o Maranhão é rico em lendas, histórias e grandes personalidades. Com certeza, eles levarão na bagagem muito conhecimento”, ressaltou a gestora.
Durante a visita, eles receberam informações sobre o acervo do monumento histórico, as quais utilizarão para a composição de um trabalho para apresentação em sala de aula, abordando cinco aspectos: folclore, história oral, geografia, gastronomia e música. Eles também farão uma reportagem contando tudo o que viram.
“Estou gostando muito da viagem e me chamou atenção o Centro Histórico, por causa dos casarões antigos”, disse a estudante Beatriz Gavião, de 13 anos, elogiando também o espaço de visitação do Palácio dos Leões.
No Maranhão, os jovens já estiveram no Centro Histórico, no bairro Maracanã, e ainda conhecerão o município de Raposa neste fim de semana. Além disso, farão o roteiro turístico dos Lençóis Maranhenses. Em Maracanã, por exemplo, eles se encontraram com o cantador Humberto de Maracanã, que ao grupo dedicou uma toada composta para a manifestação folclórica, e fizeram trilha ecológica.
O grupo de estudantes representa o Colégio Waldorf Micael, de São Paulo, e estava acompanhado por uma professora, por representante de agência de viagem paulista, Carmen Mattoso, e pelo guia de turismo maranhense Pedro Cardoso. Segundo Carmen Mattoso, os estudantes participam de um programa de turismo de base comunitária, cujo objetivo é conhecer as peculiaridades dos locais visitados. “Conheço muitos lugares, mas o Maranhão é o único que tem tantas riquezas culturais e naturais para serem exploradas”, declarou.
Ela informou ainda que o destino tem sido um dos preferidos no segmento do turismo pedagógico. “Este é o quarto grupo que trazemos para o Maranhão e traremos outros mais a partir do segundo semestre. Estes que aqui estão deixarão o estado no dia 6 de junho”, adiantou Carmen Mattoso.