Pela primeira vez estudantes da rede estadual de ensino viveram a experiência de opinar sobre o destino dos investimentos do Governo do Estado. As escolas do Sistema Estadual de Ensino disponibilizaram laboratórios de informática para que os alunos possam votar as prioridades para o Orçamento Participativo 2016. A votação também pode ser feita pelo celular, no site www.participa.ma.gov.br.
A participação dos estudantes foi motivada por mobilização da Secretaria de Estado de Educação junto às Unidades Regionais de Educação (UREs). “É importante que motivemos nossos gestores escolares, professores, alunos e a comunidade para participar da votação online e do orçamento participativo. É imprescindível assegurar as propostas da Educação para de fato darmos o grande salto no processo de transformação social, econômica e política em nosso estado. Sem educação não há inclusão”, disse o secretário adjunto das UREs, Fábio Rondon.
As propostas escolhidas durante as Escutas Territoriais estão disponíveis na Plataforma Digital de Participação Popular – Participa MA. A votação começou no dia 27 de julho e segue até esta sexta-feira (7).
As propostas sugerem ações de investimentos em áreas como a Qualidade de Vida (Saúde, Saneamento, Meio Ambiente, Esporte e Lazer, Habitação, Infraestrutura e Mobilidade Urbana); Desenvolvimento Socioeconômico (Trabalho e renda, Turismo, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Agricultura, Indústria e Comércio); Desenvolvimento Humano (Educação, Ciência e Tecnologia e Cultura); Defesa Social (Segurança, Sistema Penitenciário e Trânsito); e Direitos Humanos (Assistência Social, Participação Popular e Inclusão Social).
Nas escolas a mobilização é, principalmente, para aprovação da Proposta 1, que trata das melhorias da estrutura física das escolas públicas, que inclui revisão das instalações elétricas, climatização, instalação de laboratórios de informática e ciências, internet banda larga, renovação do acervo das bibliotecas, equipamentos, mobiliário, quadras poliesportivas.
Votação
Em Caxias as escolas Inácio Passarinho e Eugênio Barros mobilizaram a comunidade estudantil e técnicos para exercer a cidadania e votar.
Na Unidade Regional de Imperatriz, milhares de estudantes da rede estadual já acessaram a plataforma para votar nas prioridades voltadas principalmente para as questões educacionais. Houve uma grande mobilização pelo menos 18 escolas da cidade que formaram uma força-tarefa, colocando computadores e internet à disposição da comunidade escolar; promovendo palestras, como uso de Datashow/internet para mostrar passo a passo o cadastro para a votação.
“É uma grandiosa atividade cidadã que a URE de Imperatriz realiza ao buscar envolver a todos: gestores escolares, coordenadores, técnicos pedagógicos, professores, alunos, bem como toda a comunidade escolar para que participem ativamente do processo de votação”, disse a gestora da URE Imperatriz, professora Rosyjane Paula.
Comentários