Alunos dos turnos matutino e vespertino do Centro de Ensino Graça Aranha viveram, ontem, um dia de palestras, informes e debates sobre os caminhos possíveis para se chegar a um processo democrático em busca da construção da cidadania a partir da escolha dos representantes nos poderes Legislativo e Executivo.
O evento foi organizado por professores da área de Ciências Humanas e contou com a participação de integrantes da UFMA-Universidade Federal do Maranhão e da UFT-Universidade Federal do Tocantins.
Focado em democracia como melhor meio para estimular a participação e contribuição cidadã, o debate visou estimular a atuação do eleitor de forma racional, objetiva e consciente, como caminho para tornar o campo político mais efetivo, o que naturalmente pode mudar a postura dos eleitores em relação aos seus representantes, tornando-os mais críticos. É uma relação de cidadania que resulta numa melhor cobrança e consequente, melhor escolha.
PARTICIPANTES
Jesus Marmanillo Pereira, doutor em sociologia e mestre em Ciências Sociais é professor da UFMA e atua principalmente em temas relacionados à etnografias visuais, movimentos sociais e identidades coletivas, populações estigmatizadas nas cidades e violência urbana.
Gilvânia Ferreira da Silva, é mestre em Geografia e doutoranda em Estudos Sociais Agrários.
César Alessandro Sagrillo Figueiredo, doutor de Ciência Política é professor da UFT.
Nice Rejane da Silva Oliveira, graduada pela Universidade Estadual do Maranhão e mestranda na Universidade Federal do Tocantins no Programa PPGEHIS- PROFHISTÓRIA.
Comentários