O estudante Fernando Alef Ladislau Jadão, do Centro de Ensino Ana Isabel Tavares, escola da rede estadual, localizada no município de Dom Pedro, é um dos 27 alunos selecionados pelo Programa Senado Jovem Brasileiro. O projeto objetiva proporcionar aos jovens conhecimento sobre o funcionamento do Poder Legislativo brasileiro, bem como estimular um relacionamento permanente dos jovens cidadãos com o Senado Federal.
Empossado na segunda-feira (19) como Jovem Senador, Fernando Alef foi escolhido graças ao destaque que obteve no 5º Concurso de Redação do Senado Federal, realizado em parceria com o Ministério da Educação e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). Com a redação intitulada “Meu Brasil dentre tantos Brasis”, o estudante maranhense escreveu acerca da realidade do seu município diante dos desafios atuais no país.
Fernando Alef e outros 26 estudantes de ensino médio, um de cada unidade da federação, receberam medalha e um notebook. Após a cerimônia de premiação realizada no Congresso Nacional, todos os estudantes foram empossados como Jovens Senadores, no plenário do Senado Federal. Durante três dias, eles apresentarão pré-projetos de leis que poderão depois entrar em tramitação. No último ano, seis propostas apresentadas por estudantes vencedores do concurso de redação viraram projetos de leis.
O Programa Senado Jovem Brasileiro foi criado por meio da Resolução nº 42, de 2010, com o objetivo de proporcionar aos estudantes conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo brasileiro, e ainda motivar a participação de jovens cidadãos no Senado Federal. Integram o Programa o Concurso de Redação do Senado Federal e o Projeto Jovem Senador.
A realização do Programa Senado Jovem Brasileiro é anual. O tema da quinta edição do Concurso de Redação de 2012 é “Meu município, meu Brasil”. Foram convidados a participar todos os alunos do 2º e do 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas estaduais e do Distrito Federal, com idade de 16 a 19 anos. Em 2013, o tema do concurso de redação do Senado Federal será “Buscar voz para ter vez: cidadania, democracia e participação”.
Publicado em Geral na Edição Nº 14560
Comentários