A estudante Erislane Campos da Silva, da 2ª série do ensino médio do Centro Ensino Adonias Lucas de Lacerda, localizado no município de Sucupira do Norte, foi eleita Parlamentar Juvenil do Mercosul. Ela vai representar o Maranhão na Assembleia de Jovens do Mercosul, em Medellín, em Colômbia. A estudante participou de uma seleção nacional juntamente com jovens dos demais estados brasileiros no início deste mês, em Brasília.
Ao todo, 27 jovens representarão o Brasil na 2ª edição do programa, que será realizada entre os dias 28 e 29 deste mês. Os 27 alunos brasileiros eleitos participarão dos debates com jovens de outros países (Argentina, Bolívia, Colômbia, Uruguai e Paraguai), visando à elaboração de um documento final, cujo enfoque é o “Ensino Médio que queremos”.
Para participar como Parlamentar Juvenil do Mercosul, os jovens selecionados, segundo critérios e orientações do MEC, deveriam apresentar o seguinte perfil: ser capaz de levar a voz do grupo que representa, ter ideias inovadoras e propositivas, ter participações nas discussões, saber se comunicar, interessar-se pelas temáticas, ler e conhecer os assuntos abordados e propostos. Dessa forma, poderiam ter participação atuante nos debates e preparação para se posicionarem frente aos temas voltados para a educação.
Além de Erislane Campos da Silva, irão compor o grupo que representará o Brasil na Assembleia de Jovens do Mercosul, os estudantes maranhenses: Hendreu Barros Silva, também da 2ª série do Ensino Médio do CE Salomão Cury-Rady, da cidade de Senador La Roque; e Inglyd Dayanne Leite Castro, da 2ª série do Ensino Médio do CE Luiza Sousa Gomes, no Município de Rosário.
Na primeira edição do Parlamento Juvenil do Mercosul, que aconteceu em 2010, o Maranhão foi representado pelo aluno Adão Randerson Barros Lima. Ele passou o cargo de Parlamentar Juvenil do Mercosul para a jovem recém-eleita, Erislane Campos da Silva representante do Maranhão, para o mandato de dois anos.
Publicado em Geral na Edição Nº 14480
Comentários