Representantes da Segurança Pública de Goiás estiveram na última segunda-feira (02) em São Luís para explicar como funciona o Serviço de Interesse Militar Voluntário Estadual (SIMVE), projeto que está em funcionamento em Goiás desde 2012 e que permitiu àquele estado recrutar 2600 reservistas das Forças Armadas para atuarem na Polícia Militar. O projeto foi apresentado diretamente ao secretário de Estado da Segurança Pública, Jefferson Portela, pelo secretário de Segurança Pública de Goiás, Joaquim Mesquita, e pelo comandante geral da Polícia Militar, também de Goiás, coronel Sílvio Benedito Alves.
O SIMVE é um projeto pioneiro que recruta reservistas das Forças Armadas para a Polícia Militar, respeitando os aspetos legais. O programa permite o recrutamento de reservistas que cumpriram o tempo de serviço nas Forças Armadas para ingresso na Polícia Militar, como soldado. “Isso permitiu que tivéssemos uma ampliação do efetivo da PM e que pudéssemos ter uma presença mais intensa do policiamento nas ruas”, explicou o secretário Joaquim Mesquita.
Atualmente, a Polícia Militar de Goiás dispõe de 2400 homens recrutados por meio do SIMVE, mas o efetivo autorizado é de 2600 homens. Por isso, está em andamento um processo seletivo para preencher as 200 vagas ainda disponíveis.
O comandante geral da Polícia Militar de Goiás, coronel Sílvio Benedito Alves, destacou a eficiência do projeto no estado. “Já estamos na quinta turma do programa e elaborando o edital para a sexta. Já temos 2400 trabalhando nesse projeto. Policiais altamente qualificados, que já conhecem a disciplina e hierarquia militar. Policiais que já trabalharam até com presidentes da República no Exército Brasileiro”, disse.
Publicado em Geral na Edição Nº 15247
Comentários