A cada ano, novos desafios, novas emoções e novas conquistas. A cerimônia de abertura da 44ª edição dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) começou com uma grande festa, que deixou atletas e público em clima olímpico, na noite dessa sexta-feira (12), no Teatro Arthur Azevedo, em São Luís. Durante a solenidade, o secretário de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), Márcio Jardim, deu as boas-vindas aos estudantes que participam desta edição e a largada oficial para o maior evento esportivo do Estado.
"Os Jogos Escolares é começo de uma caminhada para quem almeja disputar os Jogos Olímpicos. Que esta edição dos JEMs seja inspiração para os nossos atletas, que podem também, um dia, viver o sonho de disputar as olimpíadas, assim como Iziane Castro, Ana Paula, Cristiane dos Santos, José Carlos Moreira e Joelma, maranhenses que representam o Brasil em suas respectivas modalidades nos jogos deste ano. Bem-vindos os JEMs 2016!", disse Márcio Jardim.
Com o tema "Viver o sonho olímpico, você também pode!", os JEMs 2016 contam com o crescente número de alunos atletas participantes, são mais de 100 mil alunos, de 12 a 17 anos, de 83 municípios, que disputaram desde a etapa municipal, passando pelo regional, até a estadual, nas modalidades atletismo, badminton, basquete, beach soccer, capoeira, ciclismo, dama, futebol, futsal, ginástica rítmica, handebol, jiu-jitsu, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, karatê, voleibol, vôlei de praia e xadrez, nas categorias infantil e infanto, masculino e feminino.
A abertura contou com a participação especial do jogador de basquete Aristides Josuel dos Santos, conhecido como o Josuel, que conquistou inúmeros títulos pela Seleção Brasileira em disputas internacionais, em especial nos Jogos Olímpicos de 1992 e 1996. "Em um ano olímpico, a gente sabe que aumenta a vontade de jogar, de se superar, de voltar pra casa com uma medalha, pois bem, está tudo pronto para que vocês possam vivenciar as melhores experiências no esporte", ressaltou Josuel.
Na cerimônia de abertura do JEMs ocorreram apresentações artísticas e culturais. Os cantores Alessandro Batista e Mila Camões emocionaram centenas de estudantes, interpretando o Hino Nacional e o Hino do Maranhão. Do lado de fora do teatro, a atleta Emilly Diniz acendeu a pira olímpica e levou a alegria a todos. Após desfilar com a tocha sob muitos aplausos, a estudante foi protagonista do momento mais aguardado da noite, marcado por muita emoção.
O atleta de futsal do município de Itapecuru, Alisson Ferreira, 14 anos, que esteve na abertura, disse que o espírito olímpico tomou conta de todos os estudantes. "Contagiante. Essa é a palavra que mais define a abertura dos JEMs 2016. O espírito olímpico tomou conta da gente. Estamos ainda mais motivados para os Jogos Escolares deste ano. É a primeira vez que venho ao teatro. Realizei um sonho de criança", destacou Alisson, que participa pela primeira vez dos JEMs.

Valorização do atleta

Pela segunda vez na história dos JEMs, o Governo do Estado vai garantir aos atletas das delegações do interior do estado três grandes centros de alojamento para vivência e intercâmbio dos atletas maranhenses: o Estádio Castelão, o Parque Folclórico da Vila Palmeira e o Centro Social dos Servidores do Maranhão (Ipem). Para segurança e conforto dos alunos, serão disponibilizados veículos para auxiliar no transporte e estrutura completa de alimentação, acompanhados por nutricionistas.
A fim de garantir o bom condicionamento físico dos atletas dos JEMs 2016, o governo investiu, também, na Clínica de Fisioterapia. O Centro foi estruturado com equipamentos modernos e especialistas da área, visando oferecer o suporte necessário aos alunos. Para o lazer dos atletas, ao longo da competição haverá o "Agita JEMs", projeto que conta com vasta programação de passeios, apresentações culturais e atividades educacionais, que levam mais lazer e cultura aos atletas no período em que não estão participando das disputas.
De acordo com o diretor geral dos Jogos Escolares, Sandow Feques, os JEMs visam estimular o esporte educacional como instrumento indispensável à formação do cidadão, pois promove a socialização do aluno, despertando bons valores humanos, além do intercâmbio entre os estudantes de todo Maranhão.
"Os JEMs são um momento em que integra esporte, educação e cidadania, estimulando o espírito de equipe. Queremos descobrir novos talentos, mas, antes de tudo, queremos oferecer mais oportunidade de acesso à prática do esporte educacional e contribuir para o desenvolvimento integral do aluno como ser social", destacou Sandow.

Disputas

As disputas da etapa estadual categoria infantil (12 a 14 anos) tiveram início no dia 13 de agosto e se estenderão até o dia 19, juntamente com as disputas do ParaJEMs. Já as disputas da categoria infanto (15 a 17 anos) serão realizadas de 14 a 20 de outubro.