A VIII Semana de Teatro no Maranhão, que acontece em São Luís até o domingo (14), com promoção do Governo do Estado e realização da Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Teatro Arthur Azevedo, está movimentando a cidade com uma ampla programação de palestras, oficinas, workshops, espetáculos nacionais e maranhenses, circulação, performances, intervenções, exposição, homenagens a dramaturgos e técnicos de teatro.
Ao longo da semana espaços diversos recebem as trupes do teatro para apresentação. Entre as casas, os Teatros Arthur Azevedo, Alcione Nazareth, a Praça Nauro Machado, Cacem e Casarão Angelus Novus. Artistas, alunos e professores de cursos de teatro, arte-educadores, figurinistas, artistas plásticos e profissionais afins com as artes cênicas participam de oficinas e workshops que acontecem em salas do TAA, Cacem, Galeria ECIMUSEUM e Attività (Calhau - próximo ao Colégio Viva a Vida).
Com entrada franca, o público tem assistido desde a segunda-feira a variados espetáculos nos gêneros da comédia, drama, musical, infantil, farsa e lírico. Para os espetáculos o público deve se ater aos horários das apresentações para retirada de ingressos nas bilheterias dos espaços com 1 hora de antecedência.
A oitava edição da Semana de Teatro no Maranhão tem como homenageados os teatrólogos, dramaturgos e diretores teatrais Cecílio Sá (In Memória) e Tácito Borralho e o técnico do TAA, José Fernando Costa (Fernandão), agraciados com o Troféu Apolônia Pinto.

Oficinas
Alunos e professores também se revezam nos horários e salas para as oficinas que acontecem pela manhã e tarde. Nesta quinta-feira (11), a partir das 9h, no Salão Versátil do TAA, o bailarino e ator Erivelto Viana ministra a oficina Corpo e presença na cena; enquanto na Sala de Dança (TAA), a professora Natália Coelho (SP) realiza O teatro, o corpo e a performance, das 9h às 12h; Os professores Daniel Lacourt e Maíra Moraes, de Brasília (DF) coordenam a oficina Experimentação e criação, no espaço Attività (Calhau).
No turno da tarde, as aulas são das 14h às 17h, dessa vez com as oficinas O sentido compartilhado, no Salão Versátil do TAA, com a bailarina e coreógrafa Júlia Emília; Confecção de bonecos, com a atriz bonequeira maranhense Sandra Oliveira, no Camarim nº 9 do TAA; e encerrando a oficina Laboratório experimental: apropriação, associação e articulação na criação cênica, com o professor Pedro Gabriel Torres (SP), no CACEM (Rua de Santo Antonio, 161 - Centro).

Exposição
Na galeria Valdelino Cécio (Praia Grande), a VIII Semana de Teatro mostra cerca de 30 banners de espetáculos teatrais, sob o título "Domingos Tourinho - 40 Anos de Teatro". A exposição fica aberta à visitação pública até domingo, no horário das 9h às 20h.

Espetáculos
Na Praça Nauro Machado, às 17h, o público vai se divertir com a comédia "Dados Variados", com o grupo carioca Será o Benedito?! No mesmo horário, no Beco Catarina Mina (Praia Grande), o grupo maranhense Xama Teatro apresenta a intervenção "Mulheres de Oslo" e, às 18h, no Casarão Angelus Novus (Praia Grande) o mesmo grupo encena a performance Cárcere, de Maria Aragão.
No Teatro Alcione Nazareth, às 19h, será apresentada a comédia adulto "As Levianas em Cabaré Voudeville", com o grupo pernambucano de Recife "As Levianas/ Animeé". E pra fechar a programação da quinta (11), o palco do Teatro Arthur Azevedo recebe, às 20h, a comédia bem humorada "Meninas da Noite", com elenco escrachado do grupo maranhense Cia. Deixa de Bobagem.

Sinopses
Palita Presepada em: O Piquenique - é um espetáculo de circo/teatro que reúne a experimentação e a mistura de três linguagens específicas entre si: comicidade da palhaçada, vídeo e o teatro de bonecos. Os erros característicos da palhaça, suas tentativas frustradas, seus medos e sua alegria, se misturam à imagem da animação em vídeo e a magia dos bonecos, criando um jogo lúdico que encanta crianças e adultos. Para relaxar do stress do dia a dia a palhaça Palita Presepada resolve fazer um piquenique e o que parecia ser mais um dia comum se transforma numa grande confusão. O espetáculo circo/teatro inspirado em clássicos desenhos animados garante a diversão de todos.
Com classificação livre o espetáculo tem duração de 50 minutos, é uma realização do grupo Miramundo Produções Culturais, com direção, texto e atuação de Michelle Cabral, tendo como manipuladores Carla de Jesus e Jurandir Eduardo. Bonequeiro Edson Lima, iluminação de Nina Araújo e sonoplastia de Diana Mattos.
Dados Variados - de autoria de André Garcia Alvez, o espetáculo solo é um grande jogo que conta com 12 cenas diversas e que podem ser feitas até 6 cenas por dia. A quantidade de cena e as próprias cenas serão uma a uma sorteadas pelo público. Assim que a platéia jogar o dado terá início o espetáculo e na ordem das cenas sorteadas, acontecerá a apresentação. Algumas cenas terão participação da platéia ou de improviso e outras pensadas e roteirizadas.
O espetáculo não parte de um texto previamente escrito, é criado uma dramaturgia própria a partir do processo criativo do ator. Com direção de Ana Carneiro Dados Variados tem duração de 90 minutos e é apresentado pelo ator André Alvez. O grupo Será O Bendito?! Cia de Teatro, Circo e Rua é do Rio de Janeiro.
Mulheres de Oslo - com o grupo maranhense Xama Teatro é uma intervenção com duração de 20 minutos, traz textos de Leminski, Cecília Meireles, Eduardo Galeano. Marcela esteve nas neves do norte de Oslo (Noruega),numa noite conhece uma mulher que canta e conta. Entre canções e canções, essa mulher conta boas histórias e as conta espiando papeizinhos, como quem lê a sorte de soslaio. No elenco Gisele Vasconcelos, Renata Figueiredo e Érica Quaglia.
Cárcere de Maria Aragão - outra apresentação com o grupo Xama Teatro, tem texto de Gisele Vasconcelos e Maria Ethel, que apresenta o solo da vida da médica maranhense Maria José Aragão, sua luta por uma sociedade justa e igualitária, sua entrega apaixonada às causas sociais que a levaram à prisão e tortura por cinco vezes nos anos da ditadura militar brasileira. O solo mostra Maria Aragão como símbolo de luta e lição de vida.
As Levianas em Cabaré Voudeville - comédia apresentada pelo grupo pernambucano As Levianas/Cia Animeé tem duração de 60 minutos, conta com as atrizes Enne Marx, Juliana de Almeida, Nara Menezes e Tâmara Floriano e direção conjunta da Cia. O espetáculo conta a história de quatro palhaças que participam de uma audição para um espetáculo musical. Nenhuma é aprovada no teste e assim resolvem montar uma banda. Uma homenagem a grandes divas como Edith Piaf, La Lupe, Nina Simone e Billie Holiday. Mas a palhaçada faz com que a leviandade as leva para outro lado, o de serem elas mesmas, trazendo músicas da pesquisa individual de cada palhaça e privilegiando o Brega Cult com canções de Sidney Magal, Marquinhos Moura e Tina Charles.
O espetáculo foi indicado a 11 prêmios no Festival de Artes Cênicas Janeiro de Grandes espetáculos, em 2012.
Meninas da Noite, comédia de humor de escracho o espetáculo é uma sátira aos filmes e novelas de terror com muita descontração, leveza e interação com o público, o texto é assinado por Denilton Neves e Guilherme Telles que também dirigem e atuam no espetáculo que conta ainda com a participação dos atores Arilson Ferreira e Daniel Scatena.