As escolas Viva Vida, Frei Alberto, Arte de Educar (Imperatriz) e Educator foram as grandes vencedoras do Prêmio Cosme Júnior da XVI edição do Festival Maranhense de Teatro Estudantil. O evento teve a participação de escolas públicas de sete municípios e contou com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura (Secma), numa realização do Centro de Artes Cênicas do Estado do Maranhão (Cacem).
Durante a entrega dos prêmios no Teatro Arthur Azevedo, em São Luís, a secretária de Estado de Cultura, Olga Simão, ressaltou a importância da integração da cultura e da arte com a educação, que recebe atenção especial do Governo do Maranhão. “Todas as ações dos órgãos da Secretaria de Cultura sempre contam com a participação de escolas, pois acreditamos que a arte promove esta interação, uma comunicação maior com as comunidades, além de incentivar os jovens para a arte de interpretar, que é o intuito deste festival”.
No festival, foram realizados espetáculos no palco do Teatro João do Vale, em sessões pela manhã e à tarde, com entrada franca. Para o diretor do Cacem e coordenador do encontro, Domingos Tourinho, o evento cumpre, a cada ano, seu papel de elevar as artes cênicas no estado, sendo uma oportunidade que as escolas têm em mostrar seu potencial cênico e sua criatividade.
“O festival é uma rica experiência no seio da escola, na sala de aula, de troca de experiências e que se refletiu no palco. Essa competição é bastante saudável em que entregamos aos melhores o Prêmio Cosme Júnior, mas todas as escolas, diretores e estudantes são vencedores. Parabéns a todos”, disse Domingos Tourinho.
O clima de confraternização, animação e emoção contagiou alunos, diretores, arte-educadores e os presentes que foram ao Teatro Arthur Azevedo com o objetivo de prestigiar os vencedores. “Foi uma grande surpresa e ao mesmo tempo satisfação levar tentos prêmios para a cidade de Imperatriz”, afirmou Lucas Alves, da Escola Arte de Educar, que foi premiado como melhor diretor com a peça “Sonho de uma Noite de Verão”, que ainda foi premiado como melhor cenografia, melhor figurino e atriz revelação com a estudante Renata Renne.
O Colégio Educator, de São Luís, se consagrou no Prêmio Cosme Júnior ao levar os “troféus” de melhor ator ao aluno Leonardo Marques; e de melhor atriz para a estudante Ana Luiza. “O ator incorpora e mistura um pouco a sua personalidade com a do personagem; e com isso a gente consegue evoluir como pessoa e como cidadão. Agradeço por esta oportunidade”, disse Leonardo. “É uma emoção muito grande saber que meu talento foi reconhecido, porque isso me reforça no que quero para o meu futuro: ser uma atriz”, completou Ana Luiza.
Criado em 1996, o Festival de Teatro Estudantil conta com a participação de alunos de escolas públicas do ensino estadual, municipal e comunitárias, com espetáculos teatrais com textos diversificados, da comédia ao drama. Nesta décima sexta edição, o Festival contou com a participação de grupos teatrais de escolas de São Luís, Alcântara, Itapecuru-Mirim, Imperatriz, Alto Alegre do Pindaré, São José de Ribamar e Caxias, tendo um público de cerca de 2.500 pessoas.
Vencedores do XVI Festival Maranhense de Teatro Estudantil - Prêmio Cosme Júnior
CATEGORIA - Ensino Fundamental
Melhor Diretor: Elves Franco, Escola Viva Vida.
Melhor Espetáculo: “O Mágico do Sertão nas Terras do Maranhão”, da Escola Viva Vida.
Melhor Cenografia: Escola Viva Vida, pelo espetáculo “O Mágico do Sertão nas Terras do Maranhão”.
Melhor Figurino: Escola Viva Vida, pelo espetáculo “O Mágico do Sertão nas Terras do Maranhão”.
Melhor Atriz: Aryane Ribeiro, Escola Paroquial Frei Alberto.
Melhor Ator: David Madorra, Escola Viva Vida.
Atriz Revelação: Carla Carolina, da U.E.B. Professor Sá Valle.
Ator Revelação: Gabriel Rubim, Escola Paroquial Frei Alberto.
CATEGORIA - Ensino Médio
Melhor Diretor: Lucas Alves, Escola Arte de Educar, Imperatriz - MA.
Melhor Espetáculo: “Sonho de uma Noite de Verão”, da Escola Arte de Educar, Imperatriz, MA.
Melhor Cenografia: “Sonho de uma Noite de Verão”, da Escola Arte de Educar, Imperatriz, MA.
Melhor Figurino: “Sonho de uma Noite de Verão”, da Escola Arte de Educar, Imperatriz, MA.
Melhor Atriz: Ana Luiza, Colégio Educator.
Melhor Ator: Leonardo Marques, Colégio Educator.
Atriz Revelação: Renata Renne, Escola Arte de Educar, Imperatriz, MA.
Ator Revelação: Arley Sousa, IFMA, Campus Maracanã.
Comentários