Domingos Cezar

Alunos e professores da Escola Municipal Santos Dumont deram uma verdadeira aula de cidadania na manhã desta quinta-feira (25) no plenário da Câmara Municipal de Imperatriz. Durante audiência pública, eles ocuparam a tribuna da Casa de Leis apresentando aos vereadores o projeto "Bacuri Verde".
Coordenador do projeto, o professor Geílson Reis, afirmou que o "Bacuri Verde" consiste em levar para os moradores do bairro Bacuri orientações no que diz respeito às questões ambientais. Está incluído no projeto o plantio de árvores e noções de como se deve preservar o riacho Bacuri, bem como, dar destinação correta do lixo.
Alunos e professores explicaram aos vereadores e pessoas presentes na galeria, que a escola, com incentivo da Prefeitura Municipal, por intermédio do prefeito Sebastião Madeira, já participou de feiras nacionais com mostras científicas. "Esperamos agora contar com o apoio financeiro da Câmara Municipal", disse um dos alunos, apresentando a planilha de custos de passagens e hospedagem.
A escola pretende participar esse ano da Febrace - Feira Brasileira de Ciência, Engenharia e Tecnologia, que se realiza anualmente em São Paulo (SP) e também da Expo Milset Brasil, em Fortaleza (CE).    Para o professor Geílson Reis, a participação dos alunos é de fundamental importância em sua formação, bem como da escola e da comunidade que representam.
Os alunos foram enfáticos em afirmar que o projeto "Bacuri Verde" vem incentivando outras escolas da rede pública municipal e estadual a também se dedicarem as causas ambientais e científicas, criando suas próprias mostras ou projetos, para desenvolver junto as suas comunidades. "É preciso que as pessoas em nosso entorno tenham uma melhor consciência ambiental", adverte Reis.
O professor garante que a escola está fazendo sua parte, além de incentivar que outras instituições de ensino sigam o exemplo. "Com as nossas mostras científicas estamos credenciados a participar das citadas feiras nacionais, esperamos agora a ajuda financeira da Câmara Municipal para que possamos levar ao Brasil, não somente o nome de nossa escola, mas também de Imperatriz", concluiu Geílson Reis.
Ex-professor da Escola Santos Dumont, o vereador Rildo Amaral (PDT), responsável pela apresentação do projeto na Câmara Municipal, disse que a instituição de ensino há anos vem se destacando na elaboração de projetos dessa natureza. O vereador Marco Aurélio (PCdoB), parabenizou a escola pela iniciativa, ressaltando que ações como estas devem ser apoiadas pelo poder público e pela comunidade.