Com o objetivo de melhorar o aprendizado dos alunos, aproximando-os das ciências exatas, o Centro de Ensino Dayse Galvão, escola da rede pública estadual, localizada no bairro Vila Embratel, está implantando em 2014 o projeto “Astronomia na escola”.
Idealizado pelo professor de física da rede estadual, Jorge de Oliveira Irineu, a iniciativa visa disponibilizar aos participantes o estudo teórico e prático das áreas ligadas à astronomia, possibilitando a melhoria do interesse e desempenho dos alunos nos conteúdos ligados à física no ensino médio.
Segundo o professor Jorge, “os alunos selecionados poderão complementar sua formação, assistindo aulas de aprofundamento teórico nas áreas ligadas à astronomia e realizando atividades que colocarão na prática os conteúdos, como jornadas de observação cósmica”, explicou.
A gestora do Dayse Galvão, Lilian Dias de Assunção, informou que o projeto será desenvolvido com recursos próprios da escola advindos do caixa escolar. “Utilizamos recursos do caixa escolar para a compra de um telescópio e lente de observação, considerado essencial à realização e continuidade das atividades do projeto na escola”, contou.
Outra questão ressaltada pela gestora é a parceria com outras escolas no projeto. Segundo ela, alunos do CE Governador Edison Lobão (Cegel) também participarão do projeto, propiciando o intercâmbio entre as escolas da rede e a socialização de conteúdos.
O gestor-adjunto da escola, Augusto Cássio, explica que inicialmente participarão do projeto de 10 a 15 alunos do CE Dayse Galvão e do Cegel. “O professor fará a seleção dos alunos de ensino médio das duas escolas e iniciará o trabalho no início do ano letivo. Nossa expectativa é ter uma equipe forte para disputar as olimpíadas brasileiras de astronomia e física”, comentou.
Depois de conhecer o projeto desenvolvido na escola, a secretária-adjunta de Ensino da Secretaria de Educação, Leuzinete Pereira, ressaltou que a iniciativa é louvável, porque demonstra o compromisso dos profissionais de educação com a melhoria do ensino no estado.
“Fico muito feliz ao conhecer projetos como este, desenvolvidos e incentivados pela escola, e que podem trazer um imenso retorno social, aproximando os alunos das ciências exatas e dos saberes acadêmicos”, destacou.
Publicado em Geral na Edição Nº 14926
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