A Escola Tiradentes II, em Imperatriz, concorreu no Desafio Estudantil da CEMAR sobre uso racional de energia com mais 12 escolas de todo o Maranhão e foram vencedores por conseguirem fazer o consumo de energia elétrica diminuir consideravelmente em 30 residências. Como prêmio, os alunos receberam tablets e a direção da escola um troféu durante a solenidade que aconteceu na tarde dessa quarta-feira (13), na área de lazer da instituição.
“Vou contratar essa turma para ensinar Imperatriz a economizar energia”, brincou o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, na abertura da premiação. Participaram também da solenidade secretários municipais, professores da escola, pais, estudantes, representantes da CEMAR e pessoas beneficiadas com a redução no valor da conta de energia.
Cláudia Mota, analista de relacionamento da CEMAR, comentou sobre a proposta do projeto. “Estamos na 2ª edição e nossa ideia é conscientizar crianças e adolescentes sobre o uso racional de energia elétrica com foco na responsabilidade social da Companhia, que é a sustentabilidade. É praticamente uma gincana entre as escolas para ensinar as famílias a viver com conforto e economia”.
No total, a equipe de Imperatriz foi formada por seis alunos e um professor orientador. De julho a outubro deste ano, eles visitaram 30 famílias para repassar dicas de economia de energia, que foram repassadas por meio de palestras feitas por colaboradores da CEMAR. Ao final, uma equipe da Companhia visitou as residências e constatou a diminuição no consumo de energia elétrica.
Para o professor José Daniel, responsável por acompanhar os estudantes no projeto, a iniciativa da CEMAR trouxe uma nova forma de ensino e aprendizagem para sala de aula. “É interessante aplicar uma nova metodologia de ensinar aos alunos. Em tempos de aquecimento global, esse projeto veio agregar valor a todos nós. E por sermos uma escola afastada do Centro, com alunos carentes, essa conquista deixa todos nós motivados e realizados”.
Lorena Lima, integrante da equipe vencedora, relatou as dicas de economia de energia que repassava quando visitava as famílias. “Eu dizia que não podemos ficar gastando energia à toa, que é preciso economizar todos os dias, deixar a janela aberta e usar a luz natural, não abrir a geladeira muitas vezes, nem deixar a televisão ligada, entre outras dicas”, concluiu. (Assessoria de Imprensa da CEMAR)