Alunos do CE Domingos Vieira Filho durante apresentação do projeto na escola

Estudantes, professores, funcionários e gestores do Centro de Ensino Domingos Vieira Filho, escola da rede estadual de ensino, no bairro Maiobão, em Paço do Lumiar, arregaçaram as mangas e fizeram um grande mutirão pela conservação e preservação da escola, nessa quarta-feira (18). A ação faz parte de um projeto pedagógico desenvolvido todos os anos na escola, que este ano trouxe como tema a ‘Valorização do Patrimônio Público’.
A iniciativa partiu de uma proposta feita pela estudante Crislaine de Sousa Frazão, do 2º ano do Ensino Médio. “A ideia surgiu quando eu e uma amiga minha estávamos conversando e percebemos que os estudantes sujavam muito a escola, as paredes, jogavam lixo no chão. Decidimos propor o projeto, que foi abraçado pelos gestores, professores e muitos estudantes. Eu entendo que se a gente se envolve nos cuidados com a escola, fica mais fácil preservar. Se a gente limpa, não vão querer sujar”, enfatizou a autora da proposta.
Cerca de 120 estudantes, professores, funcionários da escola e até pais de alunos participaram do mutirão. Lavaram o piso e as paredes, vasculharam o teto e coletaram o lixo espalhado no pátio, onde a maior parte eram copos descartáveis jogados dentro da escola, até mesmo pela comunidade do entorno. “A proposta do projeto é envolver a comunidade escolar e também a comunidade externa, para que desenvolvam o sentimento de pertencimento e a consciência sobre a importância de preservar a escola. Queremos que as pessoas percebam que esta escola, que é pública, é um bem comum a todos que usufruem dela. E, se é um bem pertencente a cada um, tem que ser preservado por todos”, destacou o professor Josenildo Saldanha Nogueira, gestor geral da escola.
Este foi o segundo mutirão realizado no CE Domingos Vieira Filho. O primeiro foi em fevereiro. A participação dos alunos no projeto é obrigatória, mas, no mutirão de limpeza, a participação é voluntária. “Nós participamos deste mutirão por entendermos que a escola é o espaço onde nós passamos a maior parte do tempo, depois da nossa casa. Então, precisamos zelar por ela, conservar e preservar. Se a gente cuida, a gente ama”, disse Kaciely Ennes Pestana, estudante do 2º ano do Ensino Médio, ressaltando que a ação é também uma oportunidade de integração entre os alunos. “Foi muito divertido. Também serviu pra professores e estudantes se aproximarem mais, interagirem. E cuidar desse patrimônio escolar que é nossa obrigação”, falou.
O mutirão também envolve os alunos nas ações da campanha permanente de mobilização das escolas, no combate ao mosquito Aedes aegypti, uma vez que os recipientes coletados são eliminados, deixando de ser potenciais criadouros do mosquito transmissor das doenças zika vírus, chikungunya e dengue.

A escola
O CE Domingos Vieira Filho é uma das maiores escolas do Sistema Estadual de Ensino na região metropolitana de São Luís. A unidade tem 13 salas de aula, laboratórios de Informática, Química, Biologia, Matemática e Física.
No ano passado, a escola recebeu reparos no telhado, pinturas das paredes e vedação de todas as janelas das salas de aula, para instalação dos aparelhos de ar condicionado. Neste ano, foram trocadas as instalações elétricas da unidade. “Todos os ambientes da escola estão climatizados, o que traz mais conforto para a comunidade escolar”, informou o professor Rafael Monteiro, gestor auxiliar.
A Escola conquistou a confiança da comunidade, tanto que atualmente conta com aproximadamente 1.400 estudantes matriculados, nos três turnos. Possui, ainda, uma lista de espera com mais de 1,2 mil alunos querendo matricular-se na unidade.