Professores participam do seminário sobre educação infantil

São Luís - Com o objetivo de fomentar e discutir políticas públicas que assegurem qualidade e acesso a educação infantil aos maranhenses, teve início, nessa quinta-feira (31), no auditório da Assembleia Legislativa, o Seminário Estadual de Educação Infantil. O evento, que vai até esta sexta (1º), é promovido por entidades governamentais e não-governamentais ligadas à educação.
Para Fernando Silva, secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Educação e coordenador do Seminário Estadual de Educação Infantil, a educação infantil é à base do processo de formação. “A educação infantil representa a base para o desenvolvimento humano. Deve ser aplicada de forma qualitativa e com muita responsabilidade, visando melhorar os indicadores educacionais em nosso Estado”, afirmou.
Segundo a representante do Ministério da Educação (MEC), professora Angela Maria Rabelo Ferreira Barreiro, o momento representa um marco para melhoria da educação infantil. “Esse é um momento de grande relevância. Representa um marco na busca pela melhoria da qualidade e na expansão do atendimento da Educação Infantil”, ressaltou.
A iniciativa do seminário é fruto da parceria entre órgãos governamentais e não-governamentais, dentre os quais o Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Organização Mundial para Educação Pré-Escolar (Omep), Assembleia Legislativa (AL), Conselho Estadual de Educação (CEE), Fórum das Escolas Comunitárias, Universidade Federal do Maranhão (Ufma).
Dentre os temas discutidos no seminário estão a Educação Infantil - Direito da Criança, dever do Estado e justiça social; Professor da Infância: Formação e Identidade; Indissociabilidades da Educação Infantil: direitos, saberes e imaginação, e mesas redondas: Políticas Públicas para Educação Infantil; e a voz das crianças: Um olhar sobre nossa infância.