São Luís - A primeira Cooperativa de Crédito dos empresários de São Luís e região será oficializada na noite desta quarta-feira (22), às 19h, em encontro a ser realizado na Associação Comercial do Maranhão, na Praça Benedito Leite, Centro. A iniciativa está sendo capitaneada por seis entidades empresariais – Associação Comercial do Maranhão (ACM), Associação dos Criadores do Maranhão (ASCEM), Associação dos Jovens Empresários (AJE), Associação Maranhense dos Distribuidores e Atacadistas (AMDA), Associação Maranhense de Supermercadistas (AMASP) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) – e será uma opção para obter crédito sem burocracia, com taxas e serviços mais em conta do que os dos bancos comerciais.
O processo de constituição foi elaborado dentro do padrão do Sicoob (Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil), que deverá abrigar a nova cooperativa.
Com a assinatura do Termo de Adesão, as seis entidades deverão partir para a apresentação da carta de intenções ao Banco Central, marcando o início do processo de formalização da Cooperativa. Como parte da resolução 3321/05 do BC, a cooperativa poderá aceitar como cooperados pessoas físicas ligadas a atividades empresariais.
O presidente Haroldo Júnior destacou a importância da participação das entidades coirmãs. Segundo ele, a participação engrandece o projeto, que é uma das metas de sua gestão. ”Embora seja uma meta nossa, a participação das entidades coirmãs dá uma outra dimensão ao projeto, que deixa de ser da ACM para se tornar uma iniciativa conjunta, uma conjugação de esforços para oferecer aos nossos sócios uma nova alternativa de crédito mais ágil, facilitado e, principalmente, mais barato”, frisou o presidente da ACM.
Durante o encontro, o presidente da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Empresários de Campina Grande e Região, Paulo César Santos, apresentará o funcionamento e o sistema de cooperativa de crédito, destacando os serviços da instituição, como linhas de crédito, opções para investimentos, assessoria financeira e benefícios sociais, entre outros.
“Quando o empresário opta por fazer parte de um empreendimento cooperativo, ele passa a ser sócio de uma instituição financeira. O retorno do investimento é garantido com a economia gerada pelas tarifas mais baixas e pela possibilidade de interferir nos serviços e produtos oferecidos, adequando às suas necessidades”, adianta Paulo César.
Entre os serviços oferecidos no modelo da cooperativa estão: cheque especial, conta corrente, desconto em cheque, crédito pessoal, fazer investimentos, solicitar cartão de crédito e cheque etc. Além disso, os cooperados também têm direito, no final do ano, às “sobras” – o que o sistema financeiro tradicional chama de lucro.
O que é uma cooperativa de crédito - Cooperativa de crédito é uma sociedade de pessoas, constituídas com o objetivo de prestar serviços financeiros aos seus associados. As cooperativas são também instituições financeiras, autorizadas a funcionar e fiscalizadas pelo Banco Central do Brasil, podendo realizar operações ativas e passivas, como empréstimos, financiamentos, captação de depósitos, desconto de títulos, cobrança, recebimentos e pagamentos diversos.
Sistema Sicoob - É o maior Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil, reunindo mais de dois milhões de associados em todo o País. Em 15 anos de história, o Sistema é formado por 576 cooperativas singulares, 15 cooperativas centrais, uma confederação (Sicoob Confederação), um banco (Bancoob) e um fundo garantidor (FGS).
Publicado em Geral na Edição Nº 14485
Comentários