Para apresentar e socializar a situação atual do planejamento, execução e investimento dos programas Mais Educação (PME) e Dinheiro Direto na Escola (PDDE), a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Fnde), promoveram, na quinta-feira (18), um encontro técnico no auditório da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema).
O encontro foi aberto com a palestra da técnica do Fnde, Amanda Vargas Maia que destacou a importância do evento para dirimir dúvidas e oferecer orientações sobre a forma correta da aplicação dos recursos do programa “Mais Educação”, “para cumprir sua finalidade de beneficiar os alunos e as comunidades contempladas e para melhorar a qualidade de ensino nas escolas das redes estadual e municipais”, lembrou.
Ela ressaltou como principais orientações aos participantes do encontro, seguindo as orientações da resolução que regulamenta o programa, a forma correta da prestação de contas, as pesquisas de preço e as compras com recursos federais.
Também técnica do FNDE, Edileusa Santana da Silva falou sobre o Programa Mais Educação. Ela lembrou que os recursos federais suplementares possibilitarão incrementar o setor pedagógico e de infraestrutura das escolas, com base nas prioridades definidas pela comunidade escolar.
A coordenadora estadual do PME/Seduc, Ana Cleide Valente, frisou que as explicações dos técnicos do MEC possibilitaram aos gestores escolares terem uma compreensão mais nítida sobre a correta aplicação dos recursos financeiros do “Mais Educação” e de outros programas do Governo Federal, que contemplam escolas das redes estadual e municipais de ensino.
Segundo a coordenadora, os participantes receberam informações sobre como as escolas devem aplicar os recursos em benefício dos alunos e apresentar as prestações de contas e projetos, para que os colégios não venham a ser obrigados a devolver o dinheiro recebido para diversas ações. O “Mais Educação” beneficia atualmente cerca de 41 mil estudantes maranhenses, destacou.
Para Ana Cleide Valente o maior beneficiado com os resultados do encontro técnico promovido pela Seduc, em parceria com o FNDE/MEC, será a comunidade escolar maranhense, porque as escolas foram orientadas a estabelecer critérios e elaborar planos para a aplicação dos recursos, com reflexos positivos no processo de ensino e aprendizagem dos alunos.
Participaram do encontro técnico com representantes do Fnde/MEC, a presidente da Undime, Elaine Peixoto Araújo, secretários municipais de educação, coordenadores municipais e estadual do Programa Mais Educação, gestores e coordenadores do PME de escolas estaduais e municipais de ensino e coordenadores de instâncias estratégicas para o desenvolvimento da educação pública.
Publicado em Geral na Edição Nº 14833
Comentários