Gestores e professores participam de encontro sobre saúde na escola

Com o propósito de fortalecer ações do Programa Saúde na Escola, que já recebeu adesão de 100% dos municípios do Estado, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES) e o Ministério da Saúde, realizou o Encontro Estadual: Saúde e Educação juntas pela saúde dos educadores.
O Programa Saúde na Escola (PSE) do Governo Federal tem a finalidade de contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção da saúde, prevenção de doenças e agravos à saúde e atenção à saúde, visando o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens da rede pública de ensino.
“A participação efetiva de 100% dos municípios do Maranhão no Programa Saúde na Escola e, acima de tudo, o trabalho conjunto das Secretarias de Educação e Saúde nos faz ter a certeza de que estamos no rumo certo no sentido de proporcionar qualidade de vida a nossos estudantes”, disse a coordenadora do Programa na Seduc, Juvenilde Gardência Gusmão.
São beneficiados com o PSE os estudantes da Educação Básica, gestores e profissionais de educação e saúde, comunidade escolar e, de forma mais amplificada, estudantes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Segundo a coordenadora Estadual do Programa na Secretaria de Saúde, Márcia Maria Lima de Sousa, o foco principal é contribuir para a educação e saúde do aluno de escola pública. “Além do trabalho responsável e eficiente que está sendo realizado entre os órgãos, o mais importante é a contribuição do programa para a educação e saúde dos alunos da rede pública de ensino”, observou.
Além do Saúde na Escola, o encontro, também, trabalhou ações do Programa Olhar Brasil, que no Maranhão já recebeu adesão de 212 municípios. O Programa Olhar Brasil, instituído em 2007, numa parceria entre os Ministérios da Saúde e da Educação (MEC) propõe-se a atuar na identificação e na correção de problemas de visão dos educandos de escolas vinculadas ao Programa Saúde na Escola (PSE) e dos alfabetizandos cadastrados no Programa Brasil Alfabetizado (PBA), gerido pelo Ministério da Educação.
O Olhar Brasil visa contribuir para a redução da evasão escolar e da dificuldade de aprendizagem, bem como por grandes limitações na qualidade de vida causadas pelas doenças que afetam a visão.