Professores de português são capacitados no projeto “Amicro do Peito”

Com a participação de aproximadamente 70 profissionais de educação foi encerrada, nessa sexta-feira (10), no laboratório de informática do Centro de Ensino Mônica Vale, a primeira etapa da capacitação do projeto de inclusão digital “Amicro do Peito”. A etapa teve como público alvo os professores de Língua Portuguesa que irão trabalhar o projeto com os alunos de 20 escolas da rede estadual de ensino.
A capacitação promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), será retomada, nesta segunda-feira (13) e prosseguirá até a sexta-feira (17), com o foco voltado para os professores de matemática do 8º e 9º ano de 19 escolas de São Luís e uma de Balsas.
A primeira etapa capacitou os professores de Língua Portuguesa para trabalhar com leitura, escrita e produção textual. A formação foi ministrada no Núcleo de Tecnologias Educacionais (Net) - São Luís I, com carga horária de 20 horas, sob a orientação da pedagoga Jozonete Sacramento, do grupo Actcon, que idealizou o projeto - um conjunto de programas que associam tecnologia e ambiente educacional.
Jozonete Sacramento elogiou a forma participativa dos professores na capacitação, correspondendo de forma positiva à proposta pedagógica do projeto “Amicro do Peito”. Ela reconheceu que os participantes, durante a capacitação, demonstraram de forma expressiva que estavam ávidos em aplicar o novo modelo nas salas de aula.
Participam da primeira semana de formação, 59 (35 pela manhã e 24 à tarde) professores de português do 8º e 9º anos (7ª e 8ª séries) do ensino fundamental das unidades regionais de educação de São Luís e Balsas, técnicos da Seduc e agentes multiplicadores de NTE.
A professora Silvana Fernandes Belém, da Unidade Regional de Educação de Balsas, considerou como “muito interessante” a capacitação dos participantes nesta nova metodologia de ensino e disse que se encontra preparada para trabalhar com a nova ferramenta interativa em sala de aula.
Para a supervisora da Unidade Integrada Nascimento Moraes, Rita Chaves, a capacitação apresentou uma interessante ferramenta para o processo de ensino e aprendizagem, atendendo às demandas apresentadas pelos alunos da nova geração em um ambiente interativo.
“O ‘Amicro do Peito’ é um projeto de inclusão digital que irá contribuir para a melhoria dos indicadores educacionais do Maranhão”, avalia Carla Simon, representante da Actcon, empresa fornecedora do software adquirido pelo Governo do Estado, por meio da Seduc.
O software educacional adquirido pela Seduc disponibiliza 420 títulos que irão trabalhar habilidades e competências de Língua Portuguesa e Matemática com os alunos no processo de inclusão digita nos laboratórios de informática, de forma que fiquem melhores preparados para trabalhar os conteúdos na sala de aula regulamentar. Os professores de matemática, do 8º e 9º ano também serão contemplados com essa formação que acontecerá no período de 13 a 17 de agosto.