São Luís – Empresas instaladas em Açailândia e Imperatriz foram certificadas nessa terça (21) e quarta (22) pelo Programa de Certificação de Empresas (Procem), principal ferramenta do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores do Maranhão (PDF-MA), para capacitar fornecedores locais a se adequarem aos requisitos de gestão exigidos pelas grandes empresas compradoras, atuantes no mercado nacional e internacional. A certificação é uma ação do PDF-MA, realizado pela Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema) e Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Sedinc) e mantido pelas grandes empresas - Alumar, Cemar, Ceste, Eneva, Solar e Vale - que têm interesse no fortalecimento de suas redes de fornecedores.
A Certificação da Construção 3M, Lucena Transportes, Molifer Aluguéis e Molifer Montagens, em Açailândia; Radiologia Bucal e Maquisul, em Imperatriz, reforçam a estratégia de interiorizar as ações do PDF. “Assim como o Sistema Fiema, o PDF também vem ampliando suas ações no interior do estado e a qualificação pelo Procem é uma das ferramentas do PDF para tornar as empresas mais competitivas e para desenvolver as indústrias instaladas fora da Região Metropolitana de São Luís. Esta é a primeira vez que empresas de Açailândia são qualificadas pelo Procem. Vamos desenvolver outras ações em diversos municípios”, declarou Albertino Leal, Superintendente da Fiema.
Em Açailândia, a entrega dos certificados aconteceu no Centro Empresarial e contou com a parceria da Associação Comercial e Industrial de Açailândia (ACIA). Já em Imperatriz, a solenidade ocorreu no Centro de Convenções de Imperatriz e contou a parceria da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII).
Segundo Carlos Jorge Taborda Macedo, coordenador do PDF, pela Fiema, o Diploma de Certificação do Procem não é uma premiação, é o reconhecimento de que as empresas alcançaram o nível de qualificação estabelecido pelo Programa. “Essas empresas conseguiram cumprir todos os requisitos exigidos nas áreas da Qualidade e Produtividade; Segurança do Trabalho, Saúde e Meio Ambiente; Gestão Contábil Tributária e Trabalhista; e Responsabilidade Social. Uma vez atendido esses requisitos, as empresas se tornaram potenciais prestadoras de serviços e fornecedoras de produtos para as grandes empresas, por apresentarem melhoria de seus processos de gestão”, afirmou.
Marcos Vasconcelos, diretor da Lucena Transportes, compartilhou sua experiência no processo de implantação do Procem. “Passamos por uma mudança na cultura da empresa, foram meses de dedicação para alcançarmos esse certificado. Reconheço que o Procem é um dos primeiros passos para o desenvolvimento da Lucena Transportes e de qualquer empresa que queira crescer no mercado competitivo. Vamos continuar buscando diariamente a melhoria na qualidade da gestão da empresa”, disse.
Patrícia de Mendonça, proprietária da Radiologia Bucal, relatou que sua empresa obteve muitas melhorias durante o processo de implantação do Procem. “Tínhamos conhecimento técnico no ramo onde atuamos, mas não conhecíamos a parte da gestão empresarial. O Procem nos possibilitou conhecer e colocar em prática ferramentas fundamentais para a gestão de um bom negócio. Estamos contentes com a certificação e pretendemos continuar aperfeiçoando a gestão da nossa empresa”, afirmou.
Para o superintendente de Negócios, representante do PDF na Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Sedinc) e Membro do Conselho Gestor do Programa, José Oscar de Mélo Pereira, o Procem é uma ferramenta de desenvolvimento de grande importância para o Maranhão, por capacitar empresas maranhenses a se tornarem potenciais fornecedores de produtos e serviços, além de aumentar a possibilidade de expandir seus negócios. “O Procem é executado por meio do Instituto Euvaldo Lodi - IEL, instituição ligada ao Sistema Fiema para qualificar e certificar as empresas maranhenses e aumentar a confiança dos compradores. Com a qualificação, as empresas podem gerar novos negócios e consequentemente emprego, renda e qualidade de vida para a população local”, declarou.
Atualmente, mais de 100 empresas já foram certificadas pelo Procem. Neste ano, 2014, a Edeconsil e Marka Engenharia foram recertificadas em São Luís.
A certificação do Procem tem validade de dois anos. Depois desse período, inicia-se o processo de recertificação das empresas interessadas para que elas possam permanecer com a melhoria na sua gestão.
Imperatriz – Durante a solenidade de entrega dos certificados do Procem para as empresas Radiologia Bucal e Maquisul, foi realizada a certificação de doze novos auditores do Procem. Os profissionais participaram do curso de Formação de Auditores no mês passado e foram orientados a trabalhar com a ISO 19.011 – Norma de Auditorias – e conheceram como ocorre a implantação dos requisitos exigidos pelo Procem nas empresas em processo de certificação. (Assessoria de Comunicação)
Publicado em Geral na Edição Nº 14914
Comentários