Primeira Rodada de Negócios Made in Maranhão promovida pela Sedinc e parceiros

Empresas inscritas no Programa de Valorização do Empreendedor Maranhense, o Made in Maranhão, apresentaram seus produtos na primeira Rodada de Negócios promovida pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Sedinc), em parceria com o Serviço Nacional de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae-MA) e o Grupo Mateus. O evento, realizado nessa terça-feira (4), no Centro Administrativo do Grupo Mateus, na Cohama, em São Luís, faz parte das iniciativas voltadas à abertura de novos mercados para as empresas participantes do Programa.
Ao todo, 18 empresas participaram da rodada de negócios. Além da oportunidade de apresentar seus produtos a uma grande rede atacadista do estado, os empresários receberam avaliações, o que marcou o grande diferencial das rodadas promovidas pelo Made in Maranhão.
De acordo com o secretário adjunto de Comércio e Serviços da Sedinc, Augusto César Maia Júnior, esta primeira rodada de negócios realizada Made in Maranhão, cumpriu o seu papel de reunir produtores locais e o comprador final, no caso um grande varejista. “A partir desta rodada, que teve um saldo bastante positivo para as 17 empresas, vamos realizar outros encontros para criar oportunidades de negócios entre os produtores e empresas âncoras”, adiantou o secretário.
O empresário Ilson Mateus, do Grupo Mateus, afirmou que fez questão de participar do Programa Made in Maranhão desde o momento que conheceu o programa a convite da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Sedinc). “É de extrema importância apoiar este tipo de iniciativa. Como nós um dia também fomos pequenos, sabemos das dificuldades para colocar um produto no mercado. Então, queremos dar nossa contribuição para o crescimento não só dos municípios onde estamos presentes, fomentando o comércio e a produção local, mas também contribuir para a geração de emprego e renda no Estado como um todo”, disse o empresário. Mateus destacou ainda a importância de orientar os pequenos empresários quanto à gestão dos seus negócios. “É importante a orientação a esses pequenos produtores, pois, quando entram no mercado, muitos não têm noção do que precisam fazer para chegarem às prateleiras”, concluiu.
Segundo a gerente de Acesso ao Mercado e Serviços Financeiros do Sebrae-MA, Keila Pontes, a parceria com a Sedinc no Made in Maranhão abriu novas portas às empresas. “Esta parceria com a Sedinc foi a melhor coisa que aconteceu, pois o Made in Maranhão é um programa de governo que complementa as ações já desenvolvidas pelo Sebrae”, disse.
Após reunião com representantes do Grupo Mateus, na qual apresentou a Cachaça Jacobina, produto 100% maranhense, o empresário Valdemar Cabral elogiou o Made in Maranhão e considerou a Rodada como uma porta aberta aos pequenos empresários locais. “A iniciativa é excelente, pois os pequenos negócios no Maranhão têm muita dificuldade de acesso ao mercado. Então, por esta porta aberta, irão entrar muitos empresários”, afirmou.
Para o representante da Charmousse Sobremesas Geladas, Cláudio Tadeu Severino, a Rodada foi melhor do que o esperado, pois culminou na concretização de parcerias. “A nossa intenção era apenas apresentar o nosso produto e esperar a avaliação do Grupo sobre o que precisávamos para nos tornar fornecedores no futuro. No entanto, eles encontraram as soluções para que já possamos fornecer produtos a partir da próxima semana. Este já é um resultado do Made in Maranhão”, comemorou. (Franci Monteles – Secom)