O consultor Márcio Iavelberg apresentou na Associação Comercial do Maranhão quarta-feira (14), durante a palestra ‘Melhores Práticas Financeiras para Pequenas e Médias Empresas’, um conjunto de medidas e estratégias para equilibrar as finanças da empresa e criar condições para torná-las competitivas.
A palestra reuniu cerca de 150 pessoas, dentre empresários, associados, economistas, contadores, gestores de organizações empresariais e estudantes, todos interessadas em ampliar seus conhecimentos sobre o assunto. Foi realizada em conjunto com a Lavamatic, de quem partiu a sugestão do tema e do palestrante.
Numa apresentação esclarecedora, Iavelberg, que atua junto ao segmento de pequenas e médias empresas, buscou orientar os participantes sobre a importância de gerir profissionalmente as empresas, dando dicas úteis e exemplos de casos de sucesso para mostrar aos empresários que, em um cenário econômico de grande concorrência, o planejamento financeiro é “não somente uma ferramenta para a boa gerência, mas sim algo necessário para a sobrevivência da empresa”.
“Planejar as finanças da empresa é criar uma estratégia econômica, para que se atinjam os objetivos que podem ser de curto ou longo prazo, da maneira mais estruturada e precisa. Realizando esse processo, a empresa obtém o crescimento financeiro e estrutural planejado com maior facilidade”, disse o consultor na abertura da palestra.
Um dos maiores entraves para o crescimento das empresas revelados por Iavelberg é que muitas delas, especialmente, as pequenas e médias, deixam a desejar na gestão, mal possuindo, por exemplo, demonstrativos financeiros. “Sem fazer esse acompanhamento orçamentário, deixa-se de aproveitar melhor as oportunidades”, defendeu. “Muitas tendências de mercado mudam, assim como as exigências dos clientes e a agressividade da concorrência. Sem ferramentas de gestão adequadas, as empresas terão problemas no resultado”, acrescentou.
Na apresentação, o consultor explicou a importância de um bom plano de negócios, que vai trazer respostas para dúvidas como, por exemplo: Se sua atividade necessita de estoque ou não? Quanto de máquinas e equipamentos você terá que comprar? Vai usar alguma linha de financiamento para essas aquisições? Quanto de despesa fixa vai gastar todos os meses (salários, sede, marketing, etc.)? Em quanto tempo acredita que chegará ao ponto de equilíbrio?
Márcio Iavelberg reforçou que esse plano de negócios deve contemplar o desenho de um fluxo de caixa, onde o empresário estimará as receitas e despesas e mais os investimentos, mês a mês. “Essa planilha de controle financeiro deixará muito transparente a situação de caixa que a empresa deverá ter a cada mês e, portanto, o capital de giro de que vai necessitar”.
O presidente da ACM, Haroldo Cavalcanti Junior, por sua vez, endossou a importância da capacitação para o sucesso no mundo dos negócios. “O empresário precisa estar atento para as novas práticas de gestão, investir em conhecimento e, a partir de uma capacitação fundamentada, criar condições para o crescimento e de competitividade da sua empresa. A ACM acredita em iniciativas como essa para fortalecimento do empresariado local”, disse o presidente acrescentando que a entidade pretende realizar outros encontros dessa natureza.

Veja as dicas do especialista para equilibrar as finanças da empresa
1. Análise das finanças: faça uma avaliação criteriosa de quanto entra, quais são as despesas fixas mensais e quanto sobra, e se sobra. Com esse panorama em mão, fica mais fácil saber onde estão os erros, como corrigi-los e onde cortar gastos.
2. Separação de contas: jamais misture o dinheiro da empresa com o pessoal. Uma vez estipulado seu pró-labore, considerando a realidade da empresa, respeite-o.
3. Mapeamento do cenário: entenda que é um período de cortes, de aperto. Por isso, enxugue todo e qualquer gasto, como luz do escritório, folha de papel e conta de telefone.
4. Avaliação de mercado: procure perceber se o preço cobrado por seu produto é o adequado à sua realidade e ao mercado. Às vezes, a empresa oferece um bom produto, mas o preço estipulado ou não cobre as despesas ou é acima do da concorrência.
5. Capacitação: busque informações sobre gestão e sobre a realidade da empresa, como despesas, organização de planilhas, fluxo de caixa, entradas, saídas etc. “Se você domina cada etapa, vai se sentir mais embasado para tomar qualquer decisão. E, com certeza, tomará mais decisões acertadas”.