Secretária Catharina Nunes Bacelar e demais eleitas para coordenar o fórum

A eleição dos municípios que vão contribuir com a Secretaria de Estado da Mulher (Semu) na condução do Fórum Estadual de Organismos Governamentais de Políticas para as Mulheres (OPM) foi realizada na segunda-feira (14), no Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís.
Coordenaram o fórum, a secretária de Estado da Mulher, Catharina Nunes Bacelar (titular), e a Secretária Adjunta da Mulher, Crisális Fonseca Araújo (suplente), com o apoio das gestoras municipais eleitas.
Na condição de titulares, foram eleitas: Maria da Conceição Medeiros Formiga (Imperatriz), Tereza Cristina Ribeiro Gonçalves (Santa Rita) e Joselma Soares de Sousa (Colinas). Como suplentes: Liana Lobato Coutinho (Caxias), Irenildes Portela Teles (Chapadinha) e Paula Teixeira Alencar (Santa Luzia do Paruá).
Presentes representantes de municípios maranhenses que contam com organismos de políticas para as mulheres em suas estruturas. Algumas gestoras estavam acompanhadas de equipe técnica e de representante de Conselho Municipal da Mulher.
Os 35 municípios participantes foram: Anapurus, Alto Alegre do Maranhão, Barreirinhas, Bacabal, Buriti Bravo, Cantanhede, Caxias, Centro Novo do Maranhão, Chapadinha, Colinas, Cururupu, Godofredo Viana, Governador Newton Bello, Icatu, Igarapé do Meio, Igarapé Grande, Imperatriz, Matinha, Miranda do Norte, Morros, Paço do Lumiar, Pastos Bons, Pedreiras, Presidente Dutra, Presidente Médici, Rosário, Santa Luzia do Paruá, Santa Rita, São João do Sóter, São João dos Patos, São Mateus do Maranhão, São Luís, Tasso Fragoso, Timon e Urbano Santos.

Encontro Nordeste
De 28 a 30, as gestoras municipais participarão, em Salvador, do Encontro Regional de Gestoras de OPM da Região Nordeste, promovido pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República. A delegação maranhense tem 50 representantes confirmadas. O tema central do encontro será “Protagonismo dos OPMs na execução das Políticas para as Mulheres”.
O Maranhão conta com 63 OPM, a maioria secretaria que tem o apoio da Semu na elaboração dos planos municipais de políticas para as mulheres e no aparelhamento dos organismos. Para a secretária Catharina Bacelar, as gestoras municipais de políticas para as mulheres conquistaram espaço na administração municipal e estão mais fortalecidas. (Secom)