Trabalho desenvolvido pela Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos (DRFV) tem resultado na recuperação de veículos roubados no Maranhão. Conforme explica o titular da DRFV, Delegado Paulo Hertel, este ano foram recuperados 1.080 veículos, quantidade bem superior ao ano de 2013, quando uma média de 800 carros foram encontrados.
Com a realização de 2.700 bloqueios de veículos roubados ou furtados, a DRFV já emitiu à Justiça, 208 inquéritos policiais, dos quais cerca de 90% resultaram na prisão de indivíduos envolvidos com esta prática criminosa.
A delegacia especializada desenvolve uma série de ações para combater a incidência criminosa no estado, através do serviço de inteligência, que atua na identificação de assaltantes, assim como quadrilhas especializadas no crime. O delegado pontua que o trabalho policial da DRFV conta com o suporte de um aplicativo disponibilizado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), que possibilita consultar a placa e identificar a situação do veículo.
Paulo Hertel explica ainda que o serviço é disponível para uso da sociedade. “A comunidade também pode baixar o aplicativo no celular e assim que identificar algum veículo em situação suspeita, poderá realizar a consulta e, em caso de roubo ou furto, o cidadão pode acionar a polícia”, disse.
As novas tecnologias têm aprimorado e melhorado o trabalho da polícia na localização de veículos, conforme destaca o titular da DRFV. “Com a ajuda do serviço de GPS instalado nos automóveis, a polícia consegue fazer o rastreamento e localizar o veículo, evitando que o mesmo seja levado para fora do estado ou mesmo seja desmanchado”, concluiu.
O delegado enfatizou que a DRFV obteve resultados positivos em suas ações. “Temos uma equipe comprometida, que atua 24 horas realizando levantamentos e diligências, assim como, o monitoramento de indivíduos suspeitos de praticar roubo e furto de veículos”, falou.
Publicado em Geral na Edição Nº 15157
Comentários