São Luís - Os detalhes para a celebração de uma parceria que permita ampliar o alcance da Escola Superior da Defensoria Pública do Estado (ESDP) em São Luís e no interior do Maranhão, com a utilização da plataforma do Centro de Capacitação Tecnológica do Maranhão (Cetecma), foram discutidos, nessa quarta-feira (18), pelo defensor geral do Estado, Aldy Mello Filho, a secretária de Estado da Ciência e Tecnologia, Olga Simão, e o adjunto da Univima e Ensino Superior, José Ribamar Torres Oliveira.
Criada ano passado, a ESDP deverá ser inaugurada no próximo mês. A instituição de ensino visa ao aperfeiçoamento técnico-profissional de defensores e servidores da DPE/MA, além de oferecer cursos de educação em direitos humanos à comunidade. Segundo Aldy Mello Filho, o primeiro deles será voltado à formação de cuidadores de idosos.
“Vimos na parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia a possibilidade de levarmos os nossos cursos para um número muito maior de pessoas. O programa de educação em direitos humanos desenvolvido pela Escola Superior da Defensoria ganhará uma abrangência muito maior. Trata-se de algo pioneiro no país”, assinalou.
Demonstrando grande interesse na aproximação dos dois órgãos, a secretária Olga Simão fez um breve relato sobre o trabalho e as recentes parcerias firmadas pela Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sectec) com o intuito de fortalecer a política de educação profissionalizante do governo estadual. Atualmente, existem polos tecnológicos do Cetecma em São Luís, Imperatriz, Barra do Corda, Pinheiro, Caxias, Codó, Brejo, Pedreiras, Açailândia, Santa Inês e, brevemente, em Carolina. Cada pólo funciona como uma unidade de ensino, e comporta laboratórios e auditório equipado com a tecnologia IP.TV.
“Estamos muito felizes em trabalhar com a Defensoria Pública do Estado. Precisamos agora fazer ajustes técnicos para que a partir de fevereiro já comecemos a disponibilizar os cursos”, destacou Olga Simão.
Ao final da reunião, Aldy Mello, acompanhado de José Ribamar Torres Oliveira, ainda visitou as instalações do estúdio da Univima, situado na sede da Secretaria, no bairro do São Francisco, de onde são realizadas as transmissões por meio de videoconferência para os pólos do interior do estado. (Socorro Boaes)
Publicado em Geral na Edição Nº 14307
Comentários