Com o propósito de fortalecer e apoiar dirigentes de educação municipal na gestão dos sistemas de ensino e das políticas educacionais, foi realizada nessa sexta-feira (8) a aula presencial do Curso de Extensão aos Dirigentes Municipais de Educação, a ser ministrado pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). A iniciativa é fruto da parceria entre a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC), Secretaria de Estado da Educação (Seduc), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem).
A capacitação integra as atividades do Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação (Pradime), Educação à Distância, da Universidade Federal do Tocantins, que tem o intuito de contribuir para o avanço em relação às metas e aos compromissos do Plano Nacional de Educação (PNE) e do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).
O evento contou com a participação do secretário adjunto das Unidades Regionais da Seduc, Tadeu Lima que, na ocasião, destacou a importância das parcerias e ressaltou a participação dos 217 municípios no Plano de Ações Articuladas (PAR). “A parceria é fundamental para que as políticas de educação alcancem êxitos. Ela representa uma das principais metas do secretário de Educação, Pedro Fernandes em busca de um sistema de educação de qualidade para todos os maranhenses”, disse.
Tadeu Lima ressaltou ainda o empenho da Seduc no apoio aos 217 municípios maranhenses, para que possam efetivar o seu Plano de Ações Articuladas (PAR), que disponibiliza aos municípios, a utilização de instrumentos fundamentais na implementação de políticas que melhorem a qualidade do ensino e, consequentemente, dos serviços prestados pelas escolas.
O Pradime visa ainda oferecer aos dirigentes municipais de educação um espaço permanente de formação, troca de experiências, acesso a informações sistematizadas e à legislação pertinente, que ajude a promover a qualidade da educação básica nos sistemas públicos municipais de ensino, focando as diversas dimensões da gestão educacional.
“É de suma importância investir na formação e qualificação dos dirigentes municipais, pela responsabilidade que é cuidar da educação de crianças e adolescentes em todo estado. Toda capacitação tem que ter o olhar direcionado à melhoria da qualidade do ensino. Ela só é exitosa quando o sistema garante o direito de aprendizagem do estudante”, observou a secretária adjunta de Ensino da Seduc, Leuzinete Pereira.
A metodologia utilizada no Pradime desenvolve dois tipos principais de atividade: encontros presenciais e cursos a distância. A primeira propicia a participação dos dirigentes municipais em encontros com representantes do MEC, do MEC/FNDE e da Undime, dentre outros, onde são discutidos diversos programas e temas relacionados à política educacional. Neles são realizadas palestras, oficinas e também apresentações de exemplos bem sucedidos de gestão da educação municipal.
Segundo a secretária de Educação do município de Colinas, Mauricélia Dias Carneiro Matos, a capacitação fortalece o trabalho educativo desenvolvido nos municípios. “A capacitação fortalece o trabalho que realizamos em nosso município. Funciona de uma forma sistematizada onde podemos nos respaldar de uma maneira mais consciente diante das decisões que precisamos tomar na área do ensino em nossa cidade”, disse.
A capacitação oferece duas vagas por município para participar do programa, sendo uma vaga para o dirigente municipal de educação e outra ao assessor técnico do quadro permanente da secretaria.
Curso
O curso a distância é um espaço de aperfeiçoamento e formação dos dirigentes municipais de educação em nível de extensão. Ele aborda as diversas temáticas que estão sob sua responsabilidade, abrangendo o planejamento e a avaliação do sistema educacional, o financiamento e a gestão orçamentária, infraestrutura física e a logística de suprimentos, bem como gestão de pessoas, considerando o ambiente de governança democrática.
Além do curso propriamente dito, o aluno ainda encontra um espaço propício para o intercâmbio de ideias e experiências, contando com o apoio e orientação de professores consultores. A oferta da capacitação aos dirigentes municipais de educação está acontecendo pela primeira vez no estado do Maranhão.
Publicado em Geral na Edição Nº 14850
Comentários