Novarck Oliveira, assistido por João Damasceno, fala...
... para uma plateia atenta na base de Açailândia

Domingos Cezar

Para dar cumprimento a pauta de discussão de dois editais publicados em jornais da região, os sindicalistas Novarck Oliveira, Luís Carlos e João Damasceno percorrem o corredor da Estrada de Ferro Carajás reunindo-se com os ferroviários dessas bases dos estados do Maranhão e Pará.
A jornada começou na segunda-feira (20) em Marabá, prosseguiu terça-feira (21) em Parauapebas, quarta-feira (22) em Açailândia, quinta-feira (23) em Santa Inês e na sexta-feira (24) em Rosário. Após o final de semana, as assembleias prosseguem nos dias 28 (terça-feira) e 29 (quarta-feira), em setores da Vale, em São Luís.
Na manhã dessa quarta-feira, os ferrovi ários da base de Açailândia se reuniram com os diretores do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias do Maranhão, Pará e Tocantins - STEFEM, no pátio da estação de passageiros em Açailândia, quando debateram a pauta dos editais e escolheram o novo diretor.
Conduzindo a reunião, o diretor de Comunicação, Novarck Oliveira, inicialmente justificou a ausência do presidente do STEFEM, Lúcio Azevedo, que se encontra em tratamento de saúde em uma clínica na capital do estado. Justificou também a ausência do diretor-financeiro Eduardo Pinto, que se encontra em gozo de férias.
Auxiliado pelos delegados da base de Açailândia, Jadson Vasconcelos e Raimundo Ribeiro (Ribeirinho), Novarck Oliveira observou que a diretoria optou pelo nome do ferroviário Agnaldo Alves da Silva, lotado na Vale, em Marabá, para substituir Josenilton da Silva Dantas, na diretoria executiva do STEFEM.
A exemplo das bases de Marabá e Parauapebas, o nome de Agnaldo Silva foi eleito por unanimidade. Em seguida, Novarck Oliveira explicou aos presentes os principais itens da pauta de reivindicações do sindicato para o ACT/Regional 2014/2015 empregados Vale S/A. Após o debate, os ferroviários votaram a pauta, cujos votos serão contabilizados após as assembleias de São Luís, na próxima semana.
Itens da pauta - Passagem de trem, jornada de trabalho, desmobilização, tratamento de saúde fora do domicílio, deslocamentos, reuniões e treinamentos, abertura do ponto - empregado da categoria C, intervalo de descanso, ponto eletrônico, escalas da categoria C, assistência jurídica, transporte, compensação dos dias de expediente liberados, exame médico periódico e hora de passe.
Também constam da pauta os itens: passagem no falecimento de familiares, educação/mensalidade, passagens de férias, viagens rotineiras de serviço, fornecimento de alimento hipocalórico, informações de jornadas, reuniões de acompanhamento, acompanhamento perfil profissiográfico (PPP), ginástica laboral e incentivo ao esporte, direitos de recusa e máquinas de linha.