O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) firmou, nesta terça-feira (26), o convênio para a operacionalização dos serviços do sistema de trânsito com a Prefeitura Municipal de Estreito. O convênio, que trata da organização viária do município e permite a realização de ações de fiscalização e educação para o trânsito tem por objetivo reduzir acidentes e salvar vidas.
O convênio foi assinado pelo diretor operacional do Detran-MA, David Ximenes, o diretor financeiro, Ewaldo Calisto, o prefeito de Estreito, Cícero Neco Moraes e o diretor do Departamento Municipal de Trânsito, Domingos Jamil Gomes. O ato contou com a presença do secretário executivo da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), Antônio Fonseca.
De acordo com o diretor operacional do Detran-MA, David Ximenes, além de contribuir com a organização do trânsito do município, o convênio permite a realização de cursos de capacitação destinados aos agentes de trânsito.
"São cursos ministrados por servidores do Detran-MA, voltados à legislação de trânsito, que auxiliam o dia a dia dos agentes que atuam na cidade. Permitem, também, a parceria na realização de cursos destinados ao mototaxistas e motofretistas para o exercício seguro da profissão", ressaltou.
O prefeito de Estreito, Cícero Neco Moraes, lembrou que o Detran-MA tem contribuído para a organização viária e a segurança da cidade. "Com o apoio do Detran-MA, Estreito é considerada, na região, referência em organização do trânsito. O Departamento nos ajudou com o projeto de sinalização do município para que as pessoas trafeguem com segurança na cidade, reduzindo os acidentes de trânsito e, por sua vez, as consequências para as vítimas", disse.
A cidade de Estreito fica localizada a 750 quilômetros de São Luís. É integrada ao Sistema Nacional de Trânsito e atendida pela 1º Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Imperatriz e Posto Avançado de Atendimento do Detran-MA, no município de Carolina. Segundo dados do Departamento, Estreito tem frota estimada em 9.996 veículos. (Secap)
Publicado em Geral na Edição Nº 16328
Comentários