São Luís - O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MA) alerta sobre os perigos nas estradas maranhenses, uma vez que durante o período de fim de semana prolongado, como é o caso da Semana Santa, todo cuidado extra, por parte dos motoristas, é fundamental para uma viagem segura.
No feriadão da Semana Santa, centenas de motoristas deverão pegar a estrada com destino ao interior do Maranhão ou para outros estados. De acordo com o diretor geral do Detran-MA, André Campos, todo cuidado é pouco em relação à estrada e o melhor a fazer é respeitar as leis de trânsito, os limites de velocidade, assim como o uso do cinto de segurança, os sinais convencionais (luzes e setas) e evitar a combinação álcool e direção.
“Pedimos a todos, motoristas, motociclistas e pedestres, que tenham cuidado nas estradas, dirijam com bastante atenção, utilizem o cinto de segurança e não façam ultrapassagens perigosas, afinal todos estão em busca de paz e tranquilidade no feriado”, enfatizou André Campos.
A preocupação do Detran/MA leva em conta os dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que apontam o excesso de velocidade e as colisões frontais, ocasionadas por ultrapassagens imprudentes, como as principais causas de mortes no trânsito durante a Semana Santa de 2012.
Diante desse cenário, o coordenador de Educação para o Trânsito do Detran, Roberval Lopes, alerta para que os maranhenses façam uma boa viagem neste feriadão. “Aconselho todos os motoristas a fazerem uma revisão nos seus carros antes de pegar estrada, ter muita atenção durante toda a viagem, principalmente neste período chuvoso, bem como verificar suas condições físicas e mentais, antes de dirigir”, advertiu o coordenador.
O Detran e a PRF enfatizam que alguns trechos merecem a atenção redobrada dos motoristas, tais como a BR-135, na região conhecida como Campo de Perizes; BR-010, de Carolina a Itinga; BR-316, de Boa Vista do Gurupi a Timon; BR-222, de Chapadinha a Açailândia; BR-230, de Grajaú à Carolina; além da BR-402, de Bacabeira a Barreirinhas.

Parada
Para que mais vidas sejam salvas, o Ministério das Cidades, por meio do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), lançou uma campanha de conscientização voltada a todos os segmentos da sociedade, com foco especial nos condutores de veículos.
Usando uma linguagem direta e de grande impacto visual, as peças publicitárias chamam a atenção do público para o risco da imprudência no trânsito. Todas as peças se baseiam no conceito “No trânsito, a escolha é sua. Faça um pacto pela vida”. São divididas em temas, como ultrapassagens perigosas, excesso de velocidade, bebida e direção e dirigir falando ao celular.
A campanha é mais um esforço do Pacto Nacional Pela Redução de Acidentes (Parada), uma iniciativa cujo objetivo é reduzir em 50% o número de acidentes entre 2011 e 2020.