Fazer palestras sobre preservação do meio ambiente, promover ações de coleta de lixo em praias ou praças já não traduz o conceito de sustentabilidade, como acontecia antes.
Pessoas e organizações estão envolvidas numa corrente de ideias sobre as “responsabilidades” que vão além do contexto organizacional ou econômico. Hoje, todos os olhares se voltam para as responsabilidades ambiental e social.
No Brasil, várias são as empresas que já vivem essa realidade. No Maranhão, um exemplo é a Companhia Energética do Maranhão, a CEMAR, que desde 2009 reformulou sua perspectiva acerca da sustentabilidade, conjugando as dimensões econômica, social e ambiental. A Companhia desenvolve ações que atingem desde os colaboradores, fornecedores e clientes até a comunidade, sociedade em geral e o meio ambiente.
Programas de qualidade de vida para os colaboradores, prêmios de melhoria de gestão para fornecedores e ações com a comunidade são realizadas com frequência. Como exemplo, o programa Energia Voluntaria (voluntariado de colaboradores), Energia na Comunidade (ações educativas e de relacionamento com a comunidade), CineCEMAR, Qualificação de Eletricistas na Comunidade, os Campeonatos de Pipa, o Projeto Arte com Segurança (grafitagem nas subestações), o Leilão Solidário e o Programa de Eficiência Energética, onde destacam-se o ECOCEMAR e o Caravana da Economia.
23.000 geladeiras de graça
O Projeto Caravana da Economia troca gratuitamente geladeiras velhas e ineficientes por novas, levando em conta o descarte ecológico dos resíduos sólidos das geladeiras antigas e dos gases nelas contidos. O Caravana também troca lâmpadas incandescentes por fluorescentes (mais econômicas). Até dezembro de 2011 já foram trocadas mais de 23.000 geladeiras e 155 mil lâmpadas incandescentes por fluorescentes. Para orientar os clientes, foram distribuídas também cartilhas educativas sobre uso consciente da energia elétrica. No total, 45 bairros de São Luís e 31 municípios maranhenses foram contemplados até dezembro de 2011.
Mas não é somente o meio ambiente que ganha como o Projeto. Para Nonato Castro, Diretor de Distribuição da CEMAR, “além de beneficiar clientes de baixa renda com a troca das geladeiras e lâmpadas com descarte ecológico, promovemos ações educativas sobre o uso racional da energia elétrica, o que resulta na redução na conta de energia do cliente. A própria Companhia ganha, pois há menos desperdício de energia”, afirma o diretor.
Coleta seletiva: 173 toneladas
em consciência ambiental
Pensando na coleta seletiva, foi lançado o projeto ECOCEMAR, em maio de 2011. A lógica do projeto é que a energia empregada para reciclar é muito menor do que a empregada para produzir. Coletar resíduos antes levados ao lixo (como papel, papelão, jornal, plástico, garrafa pet, aço inox, lata, ferro, alumínio, PVC, embalagens tipo tetra pak, e óleo de cozinha) e difundir a cultura da coleta seletiva foi uma união de iniciativas que deu muito certo. Para tratar da destinação desses materiais à indústria de reciclagem, empresas parceiras foram sensibilizadas e atuam junto com a Companhia.
Como incentivo à sociedade, a CEMAR faz a troca dos resíduos recicláveis por bônus na conta de energia. Daí, surgiu uma nova possibilidade: cada cliente poderia acumular ou “doar” seus bônus a instituições filantrópicas ou de assistência ou mesmo a pessoas que julgassem com necessidade. Assim, ganham todos: meio ambiente, clientes e Companhia.
Para Nonato Castro, o ECOCEMAR causou grande impacto na preservação do meio ambiente e na economia do maranhense. “Apesar de não obter lucro financeiro com o Projeto, há um ganho incomparável: a influência no comportamento sustentável da sociedade. O bônus é uma alternativa para a redução do valor da conta de energia elétrica ou para a prática solidária dos clientes que doam seus bônus, beneficiando instituições filantrópicas”, afirma o diretor de Distribuição.
Mais 173 toneladas de resíduos recicláveis foram coletadas de maio a dezembro de 2011 e aproximadamente R$ 23.000 foram revertidos em bônus para clientes (entre pessoas físicas e instituições de apoio ou filantrópicas) em 7 postos de coleta nos bairros do Anjo da Guarda, Cidade Operária, Cohab, Cohafuma, Cohatrac e Coroado, em São Luís e Maiobão, em Paço do Lumiar. (Assessoria de Imprensa da CEMAR)
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