*Ana Regina Caminha Braga

Um ensino basico de qualidade e direito de todas as criancas e adolescentes e esta assegurado tanto pela Constituicao quanto pelo Estatuto da Crianca e do Adolescente (ECA). Por isso, as diretrizes curriculares do ensino basico passaram por mudancas. Mas como realizar tais modificacoes pensando no papel e responsabilidade do professor dentro do espaco escolar?
O ambiente escolar recebe alunos de diversas culturas, relacoes familiares e com especificidades de sua regiao. E toda essa diversidade deve ser respeitada em sala de aula. Para lidar e atender a esta complexidade e necessario que as instituicoes, por meio de seus docentes e equipe pedagogica, estruturem um curriculo que tenha condicoes de atender a esta diversidade de maneira significativa, tanto para o professor quanto para os alunos, pois a realizacao deve acontecer para ambos os lados.
Esse desenvolver implica no planejamento do professor e na atuacao do aluno em sala, ja que ambos tem sua propria subjetividade que influenciam nessa organizacao. Por isso, e tao importante que o professor planeje suas aulas e assim, possa compreender e refletir com o aluno seus valores, potencialidades, dificuldades, historia de vida e aprendizagens previas.
Hoje a educacao pensa no aluno, que estabelece sua conexao com o aprender desde sua vida uterina, mas isso nao basta, e importante levar em consideracao todas as estruturas cognitivas, afetivas e sociais do professor. Para que assim ele tenha a oportunidade de dedicar um tempo as pesquisas, estudos e trocas de experiencias direcionadas, dentro dos momentos de permanencia sejam na escola ou na universidade.
Essa democratizacao do curriculo acaba permitindo que tanto as escolas quanto professores se organizem em uma variedade de representacoes. Alem de se ajustar aos mais diversos interesses e visoes de mundo. A organizacao do curriculo deve acontecer independente da condicao social, cognitiva ou geografica em que se encontram professores, alunos e sociedade. Nos como professores, devemos colocar nossos alunos no centro do dialogo sem assumir uma postura duvidosa da pratica pedagogica.

*Ana Regina Caminha Braga (anaregina_braga@hotmail.com) e escritora, psicopedagoga e especialista em educacao especial e em gestao escolar.