São Luís - No período de férias, São Luís recebe milhares de turistas vindos de diversas partes do país e até do exterior. Pensando na segurança de quem visita a capital maranhense, a Delegacia Especial de Turismo (Detur), localizada na Rua da Estrela, na Praia Grande, está distribuindo uma cartilha educativa com orientações destinadas aos turistas que visitam o Maranhão.
O material, escrito em Português, Inglês, Espanhol, Francês, Alemão e Italiano, contém recomendações sobre os serviços mais utilizados pelos turistas. A cartilha está disponível na sede da Detur e será distribuição nos hotéis, pousadas e pontos turísticos.
No conteúdo, os visitantes podem obter informações de serviços de hotelaria, nos quais constam números de órgãos estaduais e municipais de turismo, aeroporto, postos de atendimento, representações dos consulados no Maranhão, bem como orientações quanto à hospedagem, tarifas, normas e outros serviços, além de procedimentos que devem ser tomados em casos de cancelamento de reserva e/ou extravio de bagagem, entre outros pontos.
De acordo com a delegada titular da Detur, Valéria Beiruth, é preciso que as pessoas sigam as recomendações de segurança para garantir uma viagem tranquila. “A Detur presta assistência de natureza policial a todos os turistas”. Os crimes mais comuns contra turistas, de acordo com a delegada, são: roubo e o furto de câmeras fotográficas, filmadoras, celulares e dinheiro. “O turista deve evitar andar em horários em que as ruas estão desertas”, recomendou.

Patrulhamento
Já os trabalhos ostensivos e de repressão nas áreas do Centro Histórico e nas praias são desenvolvidos pela Polícia Militar. No Centro Histórico, as ações são realizadas diariamente pela Companhia de Polícia Militar de Turismo Independente (CpTur Ind).
Para o período de férias deste ano, o quantitativo no número de homens foi reforçado. Um trailler instalado na Praça Nauro Machado é utilizado para ajudar no patrulhamento de toda a região histórica da capital. Já por conta do período pré-carnavalesco, as ações serão intensificadas.
Na orla marítima, o Comando de Policiamento Metropolitano (CPM) deflagrou a Operação Praia Segura. Na ação, policiais do CpTur Ind, do Esquadrão de Polícia Montada (EPMont), e ainda, a pé e em viaturas realizam ações nas praias da Ponta d’Areia e Avenida Litorânea. Nestes pontos, policiais fazem abordagens nas quais dão orientações aos turistas sobre cuidados para que não fiquem vulneráveis a ações de criminosos. A CpTur Ind. conta com policiais que dominam inglês e francês para tratar com turistas.
Na Lagoa da Jansen, as ações ficam sob a responsabilidade de duas viaturas e policiais motorizados. Além destes pontos, a Cptur Ind. com policiamento motorizado fazem patrulhas no Espigão Costeiro, na Ponta d’Areia. Já na Litorânea, equipes do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM) garantem a tranquilidade do local. Polícias a pé, motorizados e em viaturas fazem periodicamente diligências para impedir que aconteça alguma situação de crime com turistas e ludovicenses.

Delegacia On Line
Para o registro de perdas de ocorrências como perda, extravio ou furto de documentos e/ou pequenos aparelhos eletroeletrônicos, como celulares e notebooks, a Secretaria de Estado de Segurança (SSP) também disponibiliza ainda o serviço da Delegacia On line, por meio do endereço eletrônico www.delegaciaonline.ma.gov.br. (Keity Almeida)

Telefones importantes
- Ciops: 190
- Corpo de Bombeiros: 193
- Disque Denúncia: (98) 3223 5800 (São Luís) e 0300 313 5800 (interior do Maranhão)
- Delegacia On Line:
www.delegaciaonline.ma.gov.br
- Samu: 192
- SMTT: (98) 3214-1123

Dicas ao Turista
- Durante a viagem é recomendado que o turista deixe sempre a bagagem próxima, principalmente os volumes menores;
- Evitar trocar o dinheiro com pessoas desconhecidas. Para efetuar a troca, o recomendado é sempre procurar as Casas de Câmbio ou Bancos autorizados;
- Nunca abrir a porta de seu apartamento sem antes identificar o visitante;
- Ao sair para o passeio, evitar levar passaporte, joias ou grandes quantidades de dinheiro;
- Quando estiver em bares ou restaurantes com mesas nas calçadas, evitar deixar carteira, bolsa ou documentos soltos sobre a mesa e, ainda, evitar pendurar bolsas ou sacolas nas cadeiras;
- Só utilize os serviços de táxis credenciados e devidamente identificados.