Promessa de vários pódios para o esporte maranhense, o lançamento da equipe Maranhão nos Sertões apresentou os desafios e as aventuras que esperam seus 13 pilotos nas categorias: Carro, Motos, Quadriciclos e Caminhões. Realizado de 16 a 29 de agosto, percorrendo Maranhão, Tocantins, Piauí, Bahia, Pernambuco e Ceará, o rally comemora sua vigésima edição tendo em sua largada uma homenagem aos 400 anos de São Luís.
Além das trilhas, várias ações sociais envolvem a realização do evento, que é considerado a Fórmula 1 do rally. Como o Projeto Amigos da Escola, onde os pilotos farão arrecadação de materiais escolares a serem distribuídos nas escolas onde as etapas da competição serão realizadas, e o Projeto Eu Amo a Natureza, onde serão escolhidas duas trilhas para limpeza e plantação de árvores para preservar a natureza.
O piloto e presidente da Federação Maranhense de Motociclismo, Paolo Mussalém, destaca o legado que o Rally dos Sertões deixará em São Luís. “É um marco para o esporte com proporções enormes, o evento vai deixar um legado onde vários pilotos irão surgir para a categoria, temos a oportunidade de apresentar a cidade e o motociclismo maranhense para o mundo”.
Sobre as chances de medalhas, Paolo Mussalém relatou que a equipe está usando o campeonato maranhense de motociclismo como preparação e que o conhecimento das trilhas é um dos pontos fortes do Maranhão nos Sertões. “O rally será disputado 90% em terreno arenoso, uma das características das trilhas maranhenses e um dos fatores que vai nos favorecer”, explica.
Para Clineu Filho, secretário adjunto da Secretaria de Esporte e Lazer, um evento como este contribui diretamente para o desenvolvimento esportivo do Estado. “Apoiar a equipe maranhense em uma competição de alto nível nacional em nossa terra é uma satisfação. Estamos trabalhando em parceria - Secretaria de Esporte e Lazer, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Turismo - para fazermos bonito e ser um grande evento em comemoração aos 400 anos”.
A movimentação da cadeia produtiva de comércio, bens, serviços e turismo foi destacada pelo secretário adjunto de Turismo, Carlos Roberto Martins dos Santos, que parabenizou a equipe e desejou bons resultados a todos. “A grandeza que é o Rally dos Sertões é um sonho que virou realidade. A torcida vai ser grande e o coração maior ainda”, declarou.