O defensor geral do Estado, Aldy Mello Filho, recebeu nessa segunda-feira (18) uma Moção de Aplausos e Reconhecimento pelo trabalho que vem desempenhando à frente da instituição e, em especial, à atenção destinada aos idosos. A distinção foi conferida pelos Conselhos Estadual e Municipal de Defesa do Idoso, atendendo a uma proposição da conselheira estadual Socorro Ramos, aprovada por unanimidade.
A solenidade ocorreu no auditório da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) e contou com a presença de defensores, conselheiros e servidores da instituição. “Com esta moção, reconhecemos o profícuo trabalho do defensor geral em prol do idoso e sua sensibilidade com os mais carentes, incentivando os mais jovens a tratar o idoso como um cidadão”, disse a presidente do Conselho Estadual de Defesa do Idoso, Isabel Lopizic.
A presidente do Conselho Municipal do Idoso, Ivaneide Giacomini, agradeceu o defensor geral pela parceria com o Conselho Municipal e pelo seu empenho na defesa da pessoa idosa em São Luís. As placas de homenagem ao defensor geral foram entregues pelos conselheiros José de Ribamar Freitas, do Conselho Estadual, e Astemar Castro, do Conselho Municipal. “É muito gratificante ver um jovem preocupado com os idosos. Dr. Aldy, com seu trabalho dedicado em defesa do idoso, é, sem dúvida, um exemplo a ser seguido pela juventude”, destacou Astemar.
Agradecendo à distinção, o defensor geral elogiou o trabalho desenvolvido pela militância da área de defesa e proteção do idoso no Maranhão. “A despeito das adversidades, os Conselhos têm cumprido seu relevante papel na articulação e monitoramento das políticas públicas, trabalhando, em especial, o empoderamento dos idosos na sociedade”, destacou.
Aldy Mello Filho falou ainda dos investimentos realizados na estruturação de núcleos especializados no âmbito da Defensoria. “Quando assumi a Defensoria Geral, uma das minhas preocupações foi regularizar a situação do Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (Ciapvi), que até estão não fazia parte da nossa estrutura administrativa de maneira formal. Após a regulamentação legal, o desafio agora é fazer com que o quadro de defensores e de servidores continue crescendo e que, no futuro, o Ciapvi possa contar com uma equipe multiprofissional permanente”, afirmou. (Lucienne Santos)