São Luís - Foi realizada, na Secretaria de Estado da Mulher (Semu), no último fim de semana, reunião com o objetivo de mobilizar instituições para a criação do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do Maranhão (NETP-MA). O tráfico de seres humanos é uma das atividades de crime organizado que mais aumentam em todo o mundo e tem nas mulheres as maiores vítimas.
“Tomamos a iniciativa de reunir as instituições relacionadas ao tema por entendermos que as mulheres são quem mais sofre, direta ou indiretamente, com este tipo de ação criminosa que visa à exploração sexual, o trabalho escravo e a retirada de órgãos”, assinalou a Secretária de Estado da Mulher, Catharina Bacelar.
Participaram do encontro representantes do Ministério Público Estadual, Defensoria Pública, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Secretarias Estaduais da Segurança (SSP), do Trabalho e Economia Solidária (Setres), da Igualdade Racial (Seir) e do Conselho Estadual da Mulher.
Outras instituições, com atuação importante e necessária para o enfrentamento ao tráfico, serão convidadas para uma próxima reunião. O encontro está agendado para o dia 11 de junho.
Dentro desse trabalho, a Secretaria de Política para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR) tem contribuído para a elaboração de conceitos, diretrizes, normas e definições das ações e estratégias de gestão e monitoramento relativos ao tráfico de mulheres desde sua criação, na compreensão de que o tráfico é uma das várias formas da violência contra as mulheres. (Beatriz Carvalho)