Com o desenvolvimento socioeconômico acelerado na Região Tocantina, o número de imóveis residenciais, comerciais, industriais e rurais tem crescido rapidamente. Com isso, cresce também a demanda para novas ligações na rede de energia elétrica. Segundo dados da Companhia Energética do Maranhão - CEMAR, de janeiro a maio deste ano, foram atendidas mais de 9.030 mil ligações novas somente na região sul do Estado, deste número a cidade Imperatriz lidera com mais de 2 mil ligações.
Para agilizar o atendimento para esse grande número de ligações, a CEMAR tem ampliado a divulgação das informações para os clientes. Pedro Jorge, Executivo de Serviço de Rede da CEMAR, explica que a Companhia dispõe de vários canais de atendimento para tirar dúvidas. “Dispomos do atendimento presencial nas agências, o atendimento telefônico via Central 116, o site www.cemar116.com.br, além de cartilha educativa, onde esclarecemos a maneira correta de fazer o padrão”, afirma.
Ele segue informando que para fazer a solicitação, basta que o cliente se dirija à agência de atendimento mais próxima com o CPF e o RG, lembrando, ainda, a importância de não haverem contas vencidas, no CPF do mesmo, pois somente assim a solicitação poderá ser atendida. Caso o cliente possua uma renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa, a Companhia poderá cadastrá-lo com o benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica Baixa Renda, basta que apresente o cartão de benefício social (Bolsa Escola, Bolsa Família, Vale Gás, ProJovem) ou outro documento que tenha Número de Inscrição Social (NIS).
Outro ponto de grande importância para a efetivação da ligação elétrica é a padronização prévia da instalação: caixa de medição, disjuntor, sistema de aterramento, eletrodutos (antichamas), condutores, dentre outros acessórios que são indispensáveis ao atendimento. Considerando que a responsabilidade pela instalação do padrão de ligação é do cliente, a CEMAR orienta que o consumidor contrate um eletricista qualificado, que conheça o padrão de ligação para realizar essa ligação dentro dos critérios de segurança. A Companhia utiliza o prazo de até três dias úteis, em que uma vistoria é realizada na unidade consumidora, conferindo se a padronização está correta. A partir daí, é acrescentado um período de até dois dias úteis para a realização da ligação, nos pedidos feitos na área urbana. Quando verificada alguma pendência na padronização, a CEMAR aguarda que o consumidor faça a aquisição e instalação do material elétrico recomendado e, então, o prazo é contado novamente desde a nova visita até a instalação.
A moradora do bairro Maranhão Novo, Vera Lúcia, 37, fez a solicitação de ligação nova e contou que “o atendimento foi bem legal, eles sempre vieram dentro dos dias de prazo. Eu tive uns probleminhas financeiros em casa e ficou difícil concluir o padrão, mas eles não desistiram e vieram todas as vezes que solicitei até o meu padrão ficar pronto. Agora tão aí ligando minha a energia”, explica ela sorrindo.
O padrão de ligação nova da Companhia existe para garantir segurança e qualidade no fornecimento da energia elétrica. “Às vezes só falta um pequeno detalhe pra completar a ligação. Pode ser um disjuntor, às vezes um pontalete de ferro para quando os carros passarem não levar os fios, enfim, geralmente são coisas básicas, mas que fazem bastante diferença pra uma fiação segura”, explica o Executivo de Serviço de Rede, Pedro Jorge, sobre os frequentes erros de padrão, que são sempre reparados.
Prejuízos maiores e até acidentes elétricos podem ser evitados com medidas simples, por isso a CEMAR recomenda que tanto a instalação elétrica interna da unidade consumidora,quanto o padrão externo devem ser realizados por eletricistas capacitados profissionalmente. (Assessoria de Imprensa da CEMAR)
Publicado em Geral na Edição Nº 14739
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