Entre os meses de agosto e novembro, o Maranhão vive o período mais intenso de estiagem, marcado pelo aumento de focos de incêndio em função da baixa umidade relativa do ar. Altas temperaturas e ventos mais fortes também contribuem para a propagação do fogo. Para ampliar as equipes de combate a incêndios no estado, o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) iniciou a Operação Maranhão Sem Queimadas.
"Como se trata de um período crítico, nós estamos colocando essa operação que visa combater o fogo, e também promover a orientação da população para redobrar os cuidados e minimizar os focos de incêndio", explica o major José Lisboa, subchefe da quinta seção do CBMMA.
Com o reforço da operação para combater incêndios, os bombeiros realizam um trabalho integrado com o Exército por meio do 24º Batalhão de Caçadores e do 50º Batalhão de Infantaria de Selva (50 Bis), Centro Tático Aéreo, Batalhão de Polícia Ambiental, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Ibama.
"Além da parceria com o Exército e demais instituições, contamos com a participação de voluntários e de brigadistas que estão ampliando nossas forças de combate a esses focos de incêndio", disse o major Lisboa.
Em agosto, o governador Flávio Dino assinou decreto n° 35.122, determinando a proibição do uso do fogo para a limpeza e manejo de áreas no estado do Maranhão. O dispositivo é baseado no artigo 225 da Constituição Federal, que garante o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado a todos.
Orientações
A participação da população na prevenção é fundamental no combate aos incêndios e queimadas no Estado, uma vez que a maioria dos focos é gerada por ação humana. O Corpo de Bombeiros orienta que a população evite uso de fogo, especialmente nas proximidades de áreas com vegetação seca.
"Neste período de estiagem orientamos a população que redobre o cuidado, para não lançar pontas de cigarro no chão, não lançar fogos de artifício em áreas de vegetação seca e não promover queimadas como forma de limpeza de terrenos são importantíssimos", reforçou o oficial.
Reforço de unidades
Para ampliar a ação do Corpo de Bombeiros no estado, desde 2015 o governador Flávio Dino determinou a ampliação de Unidades da Corporação em todas as regiões do Maranhão. O Governo do Estado também ampliou de uma para dez as unidades do Colégio dos Bombeiros Militares.
O telefone de emergência do Corpo de Bombeiros é o 193.
Comentários