São Luís - A Coordenação Estadual do Programa Garantia Safra divulgou o resultado geral da Safra 2011/2012. A ação, executada pela Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp) comemora a adesão de 12.947 agricultores familiares, um aumento de mais de 1.500 em relação à passada.
Segundo Oscar Valois, da coordenação estadual do Garantia Safra, o fato se deu pela boa divulgação nos municípios que compõem as 19 regionais da agência. Foram realizados seminários, palestras e reuniões com gestores municipais no sentido de mostrar a operacionalidade e o consequente sucesso do programa.
A Agerp, presidida por Jorge Fortes, iniciou as atividades em maio do ano passado, período em quem houve a apresentação e divulgação da Garantia Safra 2011-2012. Na ocasião, apresentou-se objetivo e os requisitos necessários para participação do programa.
O programa
O Garantia-Safra é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) que cobre perdas da safra provocadas por escassez ou excesso de chuvas na área de abrangência da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).
Atende aos agricultores familiares dos municípios localizados na região Nordeste, norte do Espírito Santo, norte de Minas Gerais, Vale do Jequitinhonha e Vale do Mucuri, com renda até 1,5 salários mínimos e que cultivam arroz, feijão, algodão, mandioca e/ou milho, em áreas de 0,6 a 10 hectares que sofrem com as perdas por excesso de chuva ou seca.
Os agricultores que aderiram ao programa pagaram 1% do valor do seguro a ser recebido em cinco parcelas por meio de cartão eletrônico da Caixa Econômica Federal ou pelo cartão do Bolsa Família.
Estado e municípios também contribuíram para a adesão. A União arcou com o restante, que correspondeu a, no mínimo, 20% do valor total do benefício. No Maranhão, os municípios de Chapadinha, Buriti e Anapurus foram os que tiveram o maior número de agricultores aderidos à ação.
Maiores informações podem ser obtidas na AGERP com a Coordenação Estadual do Programa, pelo telefone (98) 3249-9877, ramal 220 e no site do órgão www.agerp.ma.gov.br.
Comentários