Mais agilidade e transparência no processo de leitura e entrega da conta de energia. Estas são as principais características do novo sistema de faturamento imediato da CEMAR. A partir de agora, as contas serão entregues no mesmo momento em que a leitura é feita. Em Imperatriz, a implantação deste método foi iniciada no dia 1º de julho e segue em fase de testes até o fim do mês.
Antes, a emissão da conta de energia seguia as seguintes etapas: o cliente consome a energia, o medidor registra, o leiturista confere e registra a leitura, o sistema fatura a conta, imprime, manda para entrega e logo depois a entrega na casa do cliente para que seja paga.
Com o faturamento imediato, esse processo ficará mais rápido e prático. Agora o mesmo profissional realiza a leitura e a entrega da conta de maneira imediata, com o uso do PDA (computador de bolso) e uma impressora portátil, moderno recurso tecnológico, que permite a entrega da fatura de energia elétrica de forma instantânea.
O líder comercial da CEMAR em Imperatriz, Ulysses Bezerra, explica que com esse novo sistema o cliente pode acompanhar todo o processo de leitura, desde a anotação dos números no medidor até a impressão da conta de energia. “O ganho do Faturamento Imediato será garantir mais agilidade e transparência em todas as etapas do processo de leitura e entrega da conta de consumo de energia elétrica. Dessa forma, o consumidor terá mais tempo para programar o pagamento da conta de luz”, completa.
A pescadora Beatriz de Sousa Silva, moradora de bairro Parque Anhanguera, ficou admirada com o novo processo de leitura do consumo de energia de sua casa e elogiou a iniciativa. “Eu achei ótimo e muito eficiente. Eu fiquei surpresa quando minha filha me chamou para eu acompanhar a leitura. Gostei bastante da atenção, o leiturista me explicou tudo e estou muito satisfeita”.
Esse processo não altera nem a data de leitura nem o vencimento da conta de energia elétrica. A conta possui um código de barras que permite o pagamento normalmente. O cliente continuará pagando a conta da mesma forma: em bancos, lotéricas, correios, demais agentes credenciados em cada município.
O analista comercial da CEMAR, Wanilson Sequeira, destaca que o processo facilita o trabalho dos leituristas e reduz as possibilidades de extravio e erro na entrega da conta. “Esse processo com a impressão no momento da leitura permite que o leiturista entregue logo a conta para o cliente em mãos e caso o mesmo não esteja em casa, o processo continua o mesmo já praticado”.
Para os leituristas envolvidos neste projeto são perceptíveis os benefícios do faturamento imediato tanto para o profissional quanto para o cliente. “Apesar de estarmos em fase da adaptação, estou gostando bastante desse novo método implantado pela CEMAR. Pois, evita que o leiturista tenha que voltar oito dias depois da leitura para fazer a entrega da conta de energia. Da mesma forma, os clientes que conversamos têm gostado e elogiado esse processo”, disse o leiturista Eloilson Machado dos Santos.
Este processo é utilizado em São Luís desde 2010 e será implantado na região Sul gradualmente, começando por Imperatriz e em seguida para os municípios de Governador Edison Lobão, João Lisboa, Montes Altos e Davinópolis. (Assessoria de Imprensa da CEMAR)
Publicado em Geral na Edição Nº 14746
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