São Luís - O consulado norte-americano no Brasil selecionou os estudantes, ambos do 3ª série do ensino médio do Liceu Maranhense, para participar do curso de dimensão cultural em Língua Inglesa, que acontecerá em Recife (PB), no período de 30 de junho a 6 de julho. Eles foram selecionados a partir do conhecimento de língua inglesa. Participaram da seleção cerca de cinco mil alunos de todo o país.
O curso reunirá estudantes de toda a Região Nordeste e integra as atividades do Programa Jovens Embaixadores, que oferece intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos para estudantes brasileiros da rede pública de ensino, que se destacam no aprendizado da Língua Inglesa.
No Maranhão, cinco estudantes foram selecionados ano passado para participar da experiência de intercâmbio nos EUA, entre eles: Yago Galvão Viana, Ana Paloma Barbosa Silva e Alex Sousa Carlos (3º ano do ensino médio do Ifma), Brenda Veneranda Fernandes e Hermano dos Reis Alves (3º ano do ensino médio do Liceu Maranhense).
A aluna Brenda Veneranda Fernandes Silva, do Liceu Maranhense, selecionada para participar do curso de inglês em Recife, ressaltou que, “além de ser um estímulo para que os jovens participem do programa Jovens Embaixadores, o curso visa proporcionar o aprendizado da Língua Inglesa, troca de experiências com estudantes de todo Brasil, bem como oportunidades acadêmicas”, pontuou.
Para Ana Paloma Barbosa da Silva, que participou do intercâmbio nos EUA, a experiência é única. “Fiquei fascinada, é uma experiência única. Aprendemos tudo sobre a cultura americana. Ao mesmo tempo, é uma oportunidade para que alunos de escola pública possam conhecer outro país”, afirmou.
Na primeira semana do intercâmbio, os alunos visitam a capital dos EUA, Washington, participam de reuniões com autoridades do governo norte-americano, visitam escolas públicas e projetos sociais, além da participação em oficinas e palestras. Após a programação na capital americana, os Jovens Embaixadores viajam para os estados anfitriões, onde são hospedados por famílias voluntárias, frequentam aulas nas escolas da região, participam de voluntariado, fazem apresentações sobre o Brasil e interagem com a comunidade.
“Com essa experiência, aprendi os verdadeiros valores da amizade, responsabilidade e respeito. Na cultura norte-americana, é comum os jovens participarem de projetos voluntários que solucionem os problemas da comunidade”, comentou Hermano dos Reis Alves, que desenvolve o projeto de aulas de música em sua comunidade.
Jovens Embaixadores 2012
Para participar do Programa Jovens Embaixadores os candidatos devem ter entre 15 e 18 anos; jamais ter viajado para os Estados Unidos; ter boa fluência oral e escrita no inglês; ser aluno do ensino médio da rede pública; pertencer à camada sócio-econômica menos favorecida; ter excelente desempenho na escola; perfil de liderança e iniciativa; ser comunicativo; ter boa relação em casa, na escola e na comunidade e estar engajado pelo menos um ano em atividades de responsabilidade sócio voluntariado.
Mais informações podem ser obtidas no endereço eletrônico: www.jovensembaixadores.org.br e www.embaixada-americana.org.br.
Comentários