O secretário do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Maurício Macedo, recebeu, na tarde dessa quinta-feira (13), representantes do Instituto Nacional de Metrologia e Qualidade Industrial (Inmetro), do Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq/MA) e Gerência de Proteção ao Consumidor (Procon) para a reunião de instalação do Conselho de Administração do Inmeq.
O Conselho será presidido pelo secretário Maurício Macedo, uma vez que o Inmeq é um dos órgãos vinculados à Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Sedinc), tendo como suplente o secretário adjunto de Comércio e Serviços da Sedinc, Augusto Maia Junior. “Queremos que o Inmeq/MA seja uma entidade forte e cada vez mais atuante na sociedade já que tem um importante papel na defesa do consumidor”, observou Macedo. Além do presidente, o Conselho será composto ainda por mais seis titulares e seus respectivos suplentes, representados por membros do Inmeq, Inmetro, Procon, Fiema e Fecomércio.
De acordo com o presidente do Inmeq/MA, Jones Braga, a instalação do Conselho constitui um instrumento de integração entre o Estado e a entidade. “O Conselho é uma ferramenta que fará com que as ações do órgão sejam mais transparentes, exercendo também um papel de fiscalização, o que, consequentemente, irá aprimorar as ações do Inmeq/MA para que não haja interrupção no futuro”, disse.
Para o coordenador geral da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade do Inmetro, Omer Pohlman Filho, a iniciativa servirá para fortalecer ainda mais a instituição, visto que o Conselho já está presente em outros estados do país.
Durante a reunião foi discutido ainda o regimento interno do Conselho e estabelecida uma agenda de reuniões que deverão ser realizadas bimestralmente, sendo a próxima marcada para o dia 15 de agosto.
O Inmeq/MA é o órgão delegado do Inmetro, e, como tal, pertence à Rede Brasileira de Metrologia e Qualidade (RBMLQ- I). Como braço executivo do Inmetro no Maranhão, o Inmeq executa serviços essenciais na proteção ao cidadão em suas relações de consumo. Exerce, no âmbito estadual, a verificação e a fiscalização de instrumentos de medição (e medidas materializadas); produtos pré-medidos; produtos têxteis; produtos com certificação compulsória; veículos transportadores de produtos perigosos; e veículos transportadores de GLP fracionado.
Publicado em Geral na Edição Nº 14729
Comentários