Grupo de congressistas durante visita à área do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Cerca de 300 pessoas, entre empresários, executivos do setor turístico e jornalistas especializados de vários estados e de países da América do Sul, como Argentina e Chile, visitaram nesta quinta-feira (31), o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. O grupo participou do 42º Congresso Nacional do Skal Internacional, que será encerrado neste sábado (2), Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís.
Na comitiva de turistas, além de muita animação, o clima era de expectativa e emoção para conhecer uma das mais belas maravilhas do mundo. Ana Carolina Medeiros, presidente do Skal Internacional no Brasil, revela que todas as vezes que visita o local, o sentimento de emoção é renovado. “Embora seja maranhense e já conheça os Lençóis, não tenho como não me emocionar todas as vezes que venho aqui. Temos um tesouro de valor natural e gigantesco”, ressaltou.
O jornalista Paulo Atzingen, do Diário do Turismo, disse ter adorado a imensa paisagem do local. “Já tinha visto por meio de fotografia e vídeo, porém in loco não há comparação. O Maranhão, sem dúvida, guarda um bem muito valioso”, destacou.
Além do Parque dos Lençóis, eles tiveram a oportunidade de fazer o passeio pelo rio Preguiças. Numa extensão de cerca de 40km, conheceram os povoados Vassouras e Mandacaru, finalizando em Caburé.
Ainda em Barreirinhas, os participantes do congresso realizaram o plantio de 100 mudas de buriti com o objetivo de amenizar os danos causados ao meio ambiente. “Somos responsáveis pela qualidade do ar, das plantas e de tudo que compreende o meio ambiente, por isso estamos aqui hoje tentando fazer a nossa parte e acreditamos que esse gesto certamente irá contribuir para um amanhã melhor”, ressaltou Terezinha Figueiredo Soares, membro do Skal no Maranhão.

Encerramento
Dando continuidade à programação, neste sábado (2), os congressistas realizam passeio panorâmico pelos principais pontos turísticos da capital e de São José de Ribamar. Depois, participam de palestras e de um jantar, com apresentação de manifestação da cultura popular maranhense, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, marcando o encerramento do evento. (Keith Almeida)