Nesta sexta-feira (26), será realizada a cerimônia de lançamento do Consórcio dos Municípios da Estrada de Ferro Carajás (EFC) no Maranhão (Comefc). O evento ocorre a partir das 11h30, no Salão Buriti do Rio Poty Hotel, Ponta d'Areia, em São Luis. O consórcio dos 23 municípios sob influência da Estrada de Ferro Carajás no Maranhão, tem como objetivo central estabelecer a relação direta entre os gestores públicos municipais e a mineradora Vale. No mesmo dia, antes do lançamento, os prefeitos dos municípios envolvidos no consórcio estarão participando da primeira assembleia geral para a elaboração e aprovação do estatuto social da entidade e, em seguida, da eleição da primeira diretoria da entidade.
São participantes do consórcio os municípios de Açailândia, Alto Alegre do Pindaré, Anajatuba, Arari, Bacabeira, Bom Jardim, Bom Jesus das Selvas, Buriticupu, Cidelândia, Igarapé do Meio, Itapecuru Mirim, Itinga do Maranhão, Miranda do Norte, Monção, Pindaré-Mirim, Santa Inês, Santa Rita, São Francisco do Brejão, São Pedro da Água Branca, São Luís, Tufilândia, Vila Nova dos Martírios e Vitória do Mearim. Entre os focos e metas do consórcio está o recolhimento de tributos municipais, pagamento de compensações socioeconômicas e ambientais, contribuição para o Fundo de Desenvolvimento Municipal (FDM), a ser criado em todos os municípios consorciados, e contribuição para o Fundo de Desenvolvimento e Mobilidade Urbana (FDMU), a ser criado em São Luís.
Durante toda esta semana, o Prefeito Atemir Botelho (Alto Alegre do Pindaré), um dos idealizadores do consórcio, a Prefeita de Vila Nova dos Martírios e o representante da MCM Consultoria, estiveram em São Luis dando entrevistas aos meios de comunicação, onde esclarecerão todas as dúvidas sobre a criação do Comefc.
De acordo com dados da MCM Consultoria, o Maranhão é responsável pelo escoamento de 42% de toda a produção de minério da Vale no Brasil. Em 2016, será responsável por no mínimo 55%, podendo chegar a 2020 a 60% de toda movimentação de minério de ferro bruto no Brasil. O Comefc terá o propósito de juntar os objetivos comuns dos municípios, que desde 1984 sofrem os impactos econômicos, sociais e ambientais decorrentes da Estrada de Ferro Carajás.