Equipes do Colégio Militar Tiradentes foram classificadas para participar da fase nacional das olimpíadas de História, Língua Portuguesa e da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBFOG). Esta última acontecerá a partir desta quinta-feira (18) até domingo (21), em Barra do Piraí (Rio de Janeiro), reunindo estudantes de escolas públicas e particulares de todo o Brasil.
A equipe da escola da rede estadual de ensino teve três alunos classificados para a etapa final, orientada pelos professores de Física, Fábio Henrique Ribeiro Quim, também coordenador da olimpíada na escola, e também Wendel Tulysmar Menezes de Sá Cavalcante, auxiliar da olimpíada no Tiradentes.
A escola também está classificada para participar da 4ª ONHB (Olimpíada Nacional em Historia do Brasil), uma iniciativa do Museu Exploratório de Ciências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que o pelo seu excelente desempenho, recebeu a maior pontuação dentre todas as escolas públicas independente da região a que pertence.
Este ano, o Colégio Militar Tiradentes concorrerá com cerca de 300 equipes finalistas representantes de escolas de todo o Brasil. A ONHB é concebida e elaborada por historiadores e professores de história do Ministério da Cultura e da Unicamp e acontecerá entre os dias 20 e 21 de outubro na Unicamp.
O Colégio Militar Tiradentes será representado por três equipes do ensino médio, tendo à frente a professora orientadora militar Gyordanna Patrícia Pereira Silva, docente da disciplina História.
Participarão do certa as equipes Tríplice Aliança (composta por Alana Rafaela de Queiroz Santos, Marcos Elícius dos Santos Garcez e Mateus Victor Pereira Lima), Gigante Pela Própria Natureza (Hilário Rogério Pinheiro Sá, Anderson Felipe Nunes Pereira e Leonardo Walério Sousa Chaves) e a Retorno (Leonardo Silva Mendes, Néliton Eduardo Alves Fonseca e Brenda Dayane Santos de Sousa).
A escola da rede estadual participará ainda da 3º OLP (Olimpíada da Língua Portuguesa) e será representada aluna de ensino médio, Emily Beatriz Vieira Assis, e a professora-orientadora Cláudia Brígida Pereira dos Anjos. Elas participarão, durante três dias, de atividades culturais e de formação na olimpíada.
Emily Beatriz se classificou com a cônica “S.O.S João Paulo” escolhida na etapa estadual dentre os 125 textos deste gênero para participar da etapa regional que será realizada em novembro, em Curitiba. A OLP é uma iniciativa da Fundação Itaú Social, com a coordenação técnica do CENPEC e do MEC.