Solenidade foi marcada pelo desfile militar dos estudantes

São Luís - O Colégio Militar Tiradentes realizou, nessa sexta-feira (21), a cerimônia de formatura da sexta turma, formada por 155 alunos do último ano do Ensino Médio. A solenidade foi realizada no pátio do Quartel da Polícia Militar, no Calhau, e teve a participação dos estudantes do último ano e de outras séries, além de seus parentes e representantes do colégio.
Criado em 28/11/2066, pela Lei 8.509, o Colégio Militar Tiradentes funciona por meio de um convênio entre a Polícia Militar e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), e tem atualmente 1.232 alunos em São Luís, entre o 5º ano do Ensino Fundamental e o Ensino Médio. A sede da escola fica na Vila Palmeira e há unidades também em Imperatriz, com 1.260 alunos, e Bacabal, com 640 estudantes. O corpo docente é formado por professores civis, contratados pela Secretaria de Educação, e por policiais militares.
Segundo o diretor geral da instituição, Major José Ribamar Costa, o Colégio Militar não tem o objetivo de direcionar o aluno para a carreira militar. “Temos uma única disciplina específica da área, que é Educação Militar, que trabalha com temas como respeito às instituições, legislação de trânsito, símbolos nacionais, e isso acaba despertando o interesse pela profissão de militar em alguns dos alunos”, informou. Um exemplo desse interesse é que 23 estudantes que estão concluindo agora o Ensino Médio passaram na primeira etapa do concurso da PM.
“O objetivo principal do Colégio Militar, além da formação regular no Ensino Médio, é valorizar nos alunos os pilares da Polícia Militar, que são a hierarquia e a disciplina”, afirmou o diretor. Essa valorização foi muito importante para a estudante Talícia Froz, que quer ser militar. “O Colégio Militar fez bastante diferença em minha vida, nunca vou esquecer os ensinamentos que tive ali, pois me identifico bastante com a carreira militar”, declarou.
O Colégio Militar Tiradentes atende filhos de policiais militares e alunos da comunidade, que atualmente representam 60% dos estudantes. A autônoma Cláudia Oliveira, mãe da aluna Renata, era uma das mães que acompanharam a formatura. “Para nossa família é uma satisfação muito grande ver que ela aprendeu os bons princípios da disciplina militar, me sinto maravilhada em ver minha filha encerrando essa etapa com êxito”, disse após a formatura.

Homenagens
A formatura no Quartel da Polícia Militar foi um dos três eventos que marcaram a conclusão das quatro turmas do terceiro ano. Houve, também, culto ecumênico, na quinta-feira (20), e nessa sexta-feira (21) houve baile social na AABB.
A solenidade no Quartel começou com a apresentação da bandeira nacional, entrada dos formandos no pátio em formação militar, premiação dos três melhores alunos e homenagem a quatro autoridades, entre as quais, os secretários de Estado de Educação, Pedro Fernandes, paraninfo dos formandos, representado pelo assessor especial João Francisco Batalha e o de Segurança Pública, Aluísio Mendes, além do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Franklin Pacheco e o coronel Iratan Barbosa.
Também foi realizado o descerramento de uma placa comemorativa e um desfile militar dos estudantes. Para o formando Paulo Henrique Leite, foi um momento de muita emoção, que vai deixar saudade. “É muito gratificante ter se formado no Colégio Militar, é como participar de uma família, eles acolhem a gente e todos os valores que nós aprendemos nos motivam a seguir em frente”, declarou Paulo, que quer se formar em Engenharia Ambiental.