O diretor superintendente da instituição no estado, Albertino Leal, informa que o desafio é um atendimento personalizado, ágil e satisfatório, apresentando plataformas e conexões digitais de um novo Sebrae

Com nova gestão administrativa para os próximos quatro anos, o Sebrae no Maranhão inicia 2019 com o desafio de ser cada vez mais ágil no atendimento ao seu principal cliente, os pequenos negócios maranhenses. A partir deste ano, inclusive, os clientes passarão a direcionar de maneira mais direta as ações da instituição, com soluções cada vez mais individualizadas para as empresas.

 Apesar de sempre atender as demandas das MPEs maranhenses, seja por meio dos projetos individuais ou coletivos - quando apoia grupos de empreendedores de um determinado segmento, a estratégia do Sistema Sebrae vem mudando ao longo dos anos e, a partir do processo de transformação digital iniciado em 2018, será mais diferenciada.   
 "O direcionamento é termos um Sebrae com soluções cada vez mais customizadas aos seus clientes, atendendo os pequenos negócios em suas necessidades específicas. Claro que teremos soluções formatadas do portfólio institucional, porém o desafio é construir junto ao empreendedor o que suprirá sua necessidade, seja em gestão, produção, inovação e tecnologia, competitividade ou mercado", revela o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, Albertino Leal.
 O executivo ressalta que, na construção do novo Sebrae está sendo valorizada a expertise técnica da instituição, adquirida ao longo de 46 anos no apoio e desenvolvimento dos pequenos negócios no Brasil. "Todas as conexões para formatar as plataformas digitais dessa nova fase do Sebrae repousam sobre o conhecimento e experiência de uma equipe que conhece muito bem os pequenos negócios brasileiros. O caminho que, a partir deste ano nos aponta, é de uma relação diferenciada com o nosso cliente: queremos mais do que atender, queremos criar vínculos, uma troca altamente salutar que nos manterá em constante sinergia com os donos de pequenos negócios, candidatos a empresários e potenciais empreendedores brasileiros, mais precisamente os maranhenses", garante Albertino Leal.

Macrossegmentos e cadeias produtivas

Paralelo ao atendimento mais individualizado, o Sebrae ainda manterá projetos de macrossegmentos relevantes - que possuem densidade de empreendimentos, contato com elos mais importantes na cadeia de valor e parceiros estratégicos no território, além de uma rede de empreendimentos para relacionamento nos segmentos específicos.    
"Continuaremos a atuar no setor produtivo e na indústria, comércio e serviços com o conceito de macrossegmentos, assim como daremos continuidade às ações em Educação Empreendedora e Políticas Públicas e aos programas nacionais que ajudam os pequenos negócios em gestão empresarial e financeira, processos de inovação, busca pela competitividade e acesso a crédito e mercado", reforça o diretor técnico do Sebrae, Mauro Borralho de Andrade.
 Os três macrossegmentos a terem maior atenção do Sebrae em 2019 serão Alimentos e Bebidas (piscicultura, indústria de laticínios e indústria e cadeia de valor de Alimentos e Bebidas); Moda (indústria de confecção) e Turismo (de natureza, ecoturismo, histórico-cultural, religioso e de aventura).  
"Ao todo serão 18 projetos voltados a macrossegmentos em todo o estado e 14 exclusivos à atividade de atendimento que buscarão atender a mais de 81 mil clientes, dentre microempresas, empresas de pequeno porte, microempreendedores individuais, candidatos a empresários e potenciais empreendedores", informa o diretor técnico, completando que a instituição ainda executará mais 17 projetos internos com vistas à articulação institucional, desenvolvimento de produtos e gestão operacional.  Assessoria de Imprensa do Sebrae no Maranhão