São Luís - O Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência Contra Pessoa Idosa (Ciapvi), da Defensoria Pública do Estado do Maranhão, recebeu o Prêmio Gol, concedido pelo Disque Denúncia Maranhão. A instituição foi representada pela coordenadora do Ciapvi, Izabel Lopizic.
O prêmio contempla instituições que tenham obtido êxito na apuração de informações captadas pela central do Disque-Denúncia com a finalidade de motivar o trabalho das autoridades locais e estimular as operações de inteligência para que possam operacionalizar com mais empenho e rapidez as denúncias que chegam à central de atendimento.
O Ciapvi foi contemplado com o prêmio por resgatar uma idosa que se encontrava em cárcere privado e foi abandonada pelos familiares, em agosto do ano passado, na Cidade Olímpica, em São Luís.
“Tão logo fomos informados da situação, encaminhamos uma equipe ao endereço mencionado na denúncia. Lá encontramos a idosa em avançado estado de desnutrição, sem qualquer tipo de higiene e presa no próprio domicílio há mais de duas semanas, se alimentando apenas quando vizinhos lhe forneciam alimentos e água”, explicou Izabel Lopizic.
A idosa foi encaminhada à Unidade Mista de Saúde do bairro São Bernardo, e posteriormente ao Hospital Tarquínio Lopes Filho (Hospital Geral), onde recebeu tratamento mais adequado. (João Nepomuceno)
Publicado em Geral na Edição Nº 14307
Comentários