O posto de coleta foi inaugurado em agosto de 2013 em Imperatriz, e soma mais de 90 toneladas arrecadadas com menos de um ano

Desde a implantação do projeto no Estado, cerca de 6 milhões de quilos de resíduos foram destinados à reciclagem, motivo de sobra para comemorar a Semana de Sustentabilidade, comemorada no início deste mês.
“A simples possibilidade de realmente poder reciclar resíduos e ainda existir uma contrapartida para isto, já é um estímulo imenso para as pessoas que querem fazer a diferença no mundo. O reflexo já é visível nos números do projeto! Ao contrário do que se pensa, a comunidade maranhense está se mostrando engajada com questões ambientais e sociais”, explica o engenheiro de estudos e planejamentos da CEMAR, Lucas Pinheiro.
Mais de 3.400 clientes foram cadastrados em 2014, semestre este, que teve o mês de abril com o maior índice de arrecadação. O sucesso agora irá se estender para o crescimento do projeto com a inauguração cinco novos postos: 02 em Imperatriz, 02 em São Luís e um no município de Timon, que receberá seu primeiro posto do ECOCEMAR.
Benefício social –  Até junho deste ano, o projeto já integrou mais de 20 ações sociais com palestras educativas, exposições, coletas de resíduos e cadastro de clientes, privilégio que contemplam os maranhenses e o meio ao qual vivem.
Também este ano, o projeto geriu duas grandes mobilizações sociais, ambas em São Luís: a entrega da Ecoteca, uma biblioteca equipada com instrumentos de aprendizagem tecnológicos e livros voltados ao ensino da sustentabilidade, na Escola Salim Braide; e a doação de 12 mil reais de bônus na conta de energia e eletrodomésticos com Selo Procel A para o Hospital Aldenora Bello, instituição escolhida pelas equipes vencedoras da III Gincana ECOCEMAR, iniciativa que também entregou uma bolsa de estudos para o ensino superior.
Além disso, os bônus na conta de energia também podem ser doados para as entidades filantrópicas registradas no projeto. Todos os resíduos arrecadados por cadastros de pessoas jurídicas (empresas) são revertidos em desconto na conta das entidades escolhidas pelo doador. Ao todo são 12 entidades.
 Para o engenheiro de estudos e planejamentos da CEMAR, Lucas Pinheiro, “o projeto é o único que alia beneficio entre meio ambiente e filantropia, afinal você pode ajudar quem precisa com coisas que normalmente iriam para o lixo. Isto é fantástico! Fico muito feliz pelo engajamento de clientes e funcionários que participam periodicamente deixando seus resíduos e doam o bônus para instituições filantrópicas”.
Imperatriz – São cerca de 68 toneladas arrecadadas em apenas um semestre. Inaugurado em agosto de 2013, em menos de um ano de projeto, o ECOCEMAR totaliza mais de 90 toneladas de resíduos que não tiveram o meio ambiente como destino.
Estima-se que ainda este ano o município receba dois novos postos de coleta, o que evidencia o potencial de reciclagem presente na cidade e a necessidade percebida pelo projeto na destinação adequada de resíduos recicláveis em Imperatriz. O primeiro já tem local confirmado: a sede do Batalhão da Polícia Militar, localizado na Rua Leôncio Pires Dourado, S/N, bairro Bacuri.
Resíduos – Os materiais aceitos são plástico (Pet, plástico duro, plástico filme e PVC), metais (aço inox, alumínio, antimônio, ferro, bronze, chumbo, panela de alumínio, bateria de carro), papel (branco, misto, jornal e papelão), resíduos orgânicos (óleo de cozinha), Tetra Pak e resíduos eletrônicos (pilhas, baterias e sucata de celular).
Para haver uma destinação correta, as garrafas PET têm de estar lavadas e enxutas, assim como o papel, papelão e plástico devem estar limpos e secos. Os resíduos eletrônicos não geram bônus.
Os materiais podem ser entregues em qualquer um dos 12 postos fixos do ECOCEMAR em São Luís e no posto fixo de Imperatriz.
Esta iniciativa, que contribui todos os dias para o bem comum, já destinou corretamente mais de 697 toneladas de papel, 234 toneladas de plástico, 40 toneladas de metal e 4 toneladas de embalagens Tetra Pak, somente neste primeiro semestre de 2014. Ao todo, são mais de 976 toneladas de resíduos que não poluíram o nosso ambiente.
 Com a troca destes resíduos sólidos em bônus na conta de energia, total resultante de cerca de 44 mil reais de desconto na conta de energia dos maranhenses, apenas neste primeiro semestre. (Assessoria de Imprensa da CEMAR)