Realizar manutenções preventivas traz sempre benefícios para os clientes, mas ninguém gosta de ficar sem energia, e para não deixar o cliente no desconforto, a CEMAR usa uma Subestação (SE) Móvel montada sobre carreta, como inovação tecnológica para realizar a manutenção preventiva no sistema elétrico a qualquer hora, sem interrupção no fornecimento de energia.
A subestação móvel garante a continuidade no fornecimento da energia elétrica no período das manutenções. A Companhia é uma das poucas concessionárias no Brasil a possuir uma subestação móvel com uma potência de 25 MVA e capacidade para suprir municípios com até 200 mil habitantes.
A SE Móvel sempre entra em operação para evitar interrupções de energia de forma programada ou em situações de emergência. Esteve no município de São Domingos, onde ficou até o dia 13. No município, foi realizada uma manutenção preventiva para substituição do transformador de força. O uso desse equipamento evitará que a energia elétrica de cerca de 66 mil pessoas seja interrompida e, consequentemente, haja prejuízos e desconforto para a população.
Logo em seguida, no período de 14 a 20 de outubro, a subestação móvel encontra-se no município de Presidente Dutra, onde a Gerência de Manutenção do Sistema fará a troca do transformador de força por outro de potência maior para atender à cidade e aos novos empreendimentos. Sem a subestação móvel, haveria a necessidade de desligamento das subestações para viabilizar a manutenção. Esse tipo de subestação possibilitará a manutenção no transformador, de forma que os 84 mil clientes atendidos pela subestação Presidente Dutra não sofram nenhum impacto de falta de energia.
Antes do uso da SE Móvel, para realizar os serviços de manutenção em transformadores de força das subestações, era necessário realizar desligamentos nos finais de semana, que na maioria das vezes aumentava o desconforto para as pessoas nas cidades atingidas pela falta de energia.
Desde o início desse recurso, a CEMAR já utilizou a subestação móvel em 42 ações de manutenção preventiva, operando por 7.241 horas, evitando que 37 municípios ficassem sem energia durante essas intervenções.
Hoje a CEMAR já pode realizar as manutenções mais complexas e específicas com a garantia da continuidade do fornecimento de energia elétrica. A Companhia tem o compromisso de melhorar sempre seus equipamentos, investindo em tecnologia para beneficiar consumidores de energia elétrica no Maranhão. (Assessoria de Imprensa da CEMAR)